Resenha: Shadow and Bone, Leigh Bardugo

Ravka é um reino dividido pela Dobra das Sombras, um lugar feito de fumaça negra e criaturas letais. Muitas expedições são feitas para tentar atravessar a Dobra, mas ela precisa ser destruída de uma vez por todas para isso. Alina Starkov é cartógrafa de uma das expedições, uma simples garota que acaba descobrindo um grande poder.

É difícil falar desse livro. Ele é totalmente novo, tanto pro leitor quanto pros personagens. Ravka é um reino com suas próprias regras, suas próprias magias e seus próprios segredos. Os Grishas são aqueles com poderes e são organizados de acordo com eles dentro da sociedade. E, no meio de tudo isso, perdida e desacreditada de si mesma, Alina tenta se encaixar, ou pelo menos conseguir algo próximo disso.

A melhor coisa desse livro é, sem sombra de dúvida, a mitologia. A história tem forte influência russa, e conhecer todos os detalhes é incrível. Nesse ponto, Bardugo foi ótima. É realmente o diferencial da história. Esse primeiro livro é bem introdutório, e no começo eu fiquei um pouco perdida com tantas coisas novas e nomes estranhos. Mas a narrativa flui e depois de um tempo dá pra se acostumar lindamente.

Tirando isso, fica o clichê. A garota nova, com grandes poderes, sem saber o que fazer e sem realmente conhecer nada, nem a si mesma, apaixonada pelo melhor amigo — o que eu achei terrivelmente desnecessário, já que a Alina poderia ser muito mais legal e muito mais badass sem o mimimi tradicional de um romance sem fundamento –, e o cara poderoso, desconhecido, muito atraente, que desperta sensações conflitantes. Não é de todo ruim, mas poderia ser muito melhor.

Esse livro é bom, mas eu espero muito mais do segundo, e vou ficar meio decepcionada se não subir bastante de nível. Espero mais dos relacionamentos entre os personagens e espero mais descobertas sobre os poderes da Alina e todos os desdobramentos que isso causará. Veremos!

Livro: Sombra e Ossos
Série: Grisha #1
Autora: Leigh Bardugo
Lançamento: 2013
Editora: Gutenberg
Links: Skoob | Goodreads
Compre: Submarino | Saraiva
Classificação: mpcmpcmpcmpc
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

3 Comentários em Resenha: Shadow and Bone, Leigh Bardugo

  1. Oi Mari…

    Tô tão em cima do muro com esse livro! Parece ser bom e muito mais ou menos. No momento eu não pegaria ele agora, mais parece interessante. Quem sabe um pouco mais para frente. É trilogia ou série?

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/
    Cintia recently posted..Resenha: Noites Italianas – Kate Holden

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    É trilogia, Cintia! Aproveita que já saiu o segundo livro! Lendo os dois de uma vez deve ser bem melhor, porque aí você conhece o mundo E já tem o próximo livro prs se aprofundar!
    Bjs!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge