Resenha: The Storied Life of A.J. Fikry, Gabrielle Zevin

A.J. Fikry tem uma livraria chamada Island Books na pequena Alice Island. Ele é conhecido por seu humor rabugento, que piorou desde que sua mulher morreu, e sua vida anda sem rumo e sem muito sentido. Até que duas coisas acontecem que mudam a vida dele singularmente: seu exemplar raríssimo de poemas de Poe é roubado e um pacote encantador é deixado em sua livraria.

Não sei se eu gostei tanto desse livro porque já fui livreira e adoro o tema sobre livros/livrarias/mercado editorial, mas esse livro foi uma grata surpresa. Encantador e realista, uma leitura leve, mas também por vezes profunda. E, ainda, com indicações de livros iniciando cada capítulo.

A.J. é rabugento, mas aos poucos conquista o leitor. Pelo sua falta de jeito, pela sua esperança renovada, pelas suas tímidas conquistas ao longo da narrativa. Um homem que já estava cansado da vida e tem sua energia recarregada por causa das novas pessoas que entram em sua vida e aos poucos o faz perceber um novo sentido.

Além do A.J., todo os outros personagens são ótimos. Cada um tem sua participação singular no livro, cada um ajuda e é ajudado por A.J. Pessoas que já se conheciam se olhando de modo diferente, ajudados por um novo olhar. Acompanhar o crescimento de uma personagem em especial é incrível, encantador, de uma singeleza absurda. Faz toda a diferença na vida do A.J., ensinando-o a ser melhor.

Com tudo isso, a história é coesa, fluida, por vezes dramática, mas na maioria do tempo encantadora. São alguns personagens e algumas perspectivas, em terceira pessoa, que se entrelaçam como se fosse um novelo. Um livro curto, pra amar mais os livros e se deliciar com a beleza da vida.

Livro: A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Autora: Gabrielle Zevin
Lançamento: 2014
Editora: Paralela
Links:Skoob | Goodreads
Compre:Amazon | Submarino
Classificação:mpcmpcmpcmpcmpc
Exemplar cedido pela Editora Paralela para resenha.
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

1 Comentário em Resenha: The Storied Life of A.J. Fikry, Gabrielle Zevin

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge