Resenha: Literacy and Longing in LA, Jennifer Kaufman

Dora é do tipo de pessoa que se esconde em casa com um livro quando sua vida não vai muito bem. E ela não sair de casa por dias para ficar lendo afundada em suas próprias angústias tem acontecido com frequência. Com ajuda de alguns amigos e várias idas à livraria, ela vai melhorando.

— PRÓS —

  • Dora é uma bookaholic. Apesar de esse ser o único ponto positivo da personagem, é um baita ponto positivo. É incrível acompanhar um pouco das leituras dela por meio dos quotes e por meio de suas opiniões durante a leitura.
  • As partes realmente boas do livro são aquelas em que a personagem está falando sobre algum livro lido ou pensando em que livro comprar ou qual será o próximo livro lido. E pronto.

— CONTRAS —

  • Dora é uma esnobe literária. Alguns livros que ela lê eu conheço e gosto, outros vários eu não conheço mas fiquei querendo conhecer, mas pra elas nada existe além dos clássicos. Ela é daquele tipo de pessoa que olha feio pra bestsellers. E durante a história teve alguns momentos em que isso foi extremamente chato e pedante.
  • Dora julga as pessoas basicamente na mesma frequência em que ela julga os livros: bastante. Ela tinha um estilo de vida quando era casada, e todos abaixo desse estilo parecem ter algo de errado pra ela. Mas o pior é que ela não se julga da mesma maneira.
  • O que me leva a esse ponto: como uma mulher que já passou por dois casamentos e lê tanto pode ser tão imatura? Experiências de vida deveriam contar pra aumentar a maturidade, certo? Isso não acontece com Dora. Ela é tão autocentrada nem parece que ela leu tantos livros — os personagens não ensinaram nada pra ela? Com certeza ela me ensinou algo. Ela é incrivelmente não-relatável, apesar de ser descrita como uma book lover.
  • Ela joga os livros contra a parede quando não gosta deles.
  • Eu senti uma certa falta de coerência. Quando você junta todos os aspectos da vida da Dora que são apresentados, você realmente não consegue ver qual é o ponto central do livro. É uma jornada que não vai a lugar nenhum.

Opinião final: 2/2.5 estrelas. O que é bom realmente são as opiniões literárias — mesmo que elas não adicionem algo para a história. É um lado mais dramático do chick-lit — não sei nem se eu concordo realmente com essa classificação –, então se você gosta de drama, talvez você goste desse livro. Só não o leia esperando dar boas risadas (como eu normalmente espero de chick-lits).

Livro: Ler, Viver e Amar
Autora: Jennifer Kaufman
Lançamento: 2011
Editora: Casa da Palavra
Links: Skoob | Goodreads
Classificação: mpcmpc
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge