Resenha: Quantic Love, Sonia Fernández-Vidal

Laila é uma garota que quer muito fazer faculdade, mas sua família não tem como bancar seus estudos. Determinada, ela se inscreve para trabalhar no verão na cafeteria do CERN – Centro de Estudos e Pesquisas Nucleares. Lá ela descobre que tudo o que ela dava como certo não é tão certo assim, e que as coisas podem ser bem mais simples do que ela pensa.

— PRÓS —

  • Eu gostei de cara desse livro por ter uma personagem principal com desejos diferentes — estudar ao ligado às ciências! Fazer por onde! Ir se descobrindo no meio do caminho! Apesar disso, a Laila acaba caindo em vários clichês de livros YA, mas eu gostei da tentativa de algo diferente!
  • E apesar de nerds serem bem clichês em histórias YA, eles são quase sempre personagens secundários. Nesse livro, os nerds são o centro da história! Eles basicamente têm os mesmos “problemas” que os populares, mas eles buscam outras formas (envolvendo ciência) pra resolvê-los.
  • O ponto forte desse livro é que ele é leve, divertido e você ainda aprende algumas coisas bem legais e interessantes! Não é nada aprofundado, e justamente por isso o livro consegue fazer o que se propõe: entreter o leitor.

— CONTRAS —

  • O fato de não ser aprofundado é um pró e é um contra: um pró porque realmente o livro não foi escrito pra fazer você refletir sobre a vida, o universo e tudo mais, mas pra você se divertir; e um contra porque se o enredo como um todo não é aprofundado, os personagens também não são. Isso deixa o livro bem clichê e bem previsível.
  • O que piorou muito a situação pra mim foi que, por causa disso, os personagens são superficiais e, consequentemente, seus relacionamentos também são. O romance acontece muito de repente, não tem muito porque de tudo acontecer, a história segue e o final previsível acontece como se todas as peças tivessem sido encaixadas. Faltou muito mais conversa, muito mais sentimento. Nenhuma das partes do romance me conquistou realmente, apesar de serem engraçadinhos.

Opinião final: 3 estrelas. Um livro mediano, uma história mediana, um romance mediano com personagens medianos. Entretenimento pra uma tarde em que você esteja indeciso quanto ao que ler. Não entendi porque a Rocco quis lançar esse livro. Li que a autora é conhecida, mas nenhum livro dela foi lançado em inglês. E as opiniões no goodreads, por exemplo, não são tão boas assim.

Livro: Quantic Love
Autora: Sonia Fernández-Vidal
Lançamento: 2013
Editora: Rocco
Links: Skoob | Goodreads
Classificação: 
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge