Resenha: The Silent Wife, A.S.A. Harrison

Todd é empreiteiro. Desde o começo, Todd soube como explorar seus pontos fortes e crescer com sucesso no seu emprego. Jodi é uma psicoterapeuta que trabalha em casa e faz diversas atividades durante o dia. Eles estão juntos há 20 anos, numa relação cheia de silêncios e que basicamente só existe pelas aparências, já que Todd é um adúltero e Jodi não faz nada a respeito disso.

Se você gosta de livros com relacionamentos em declínio, talvez você vá gostar desse livro. Se você gosta de thriller psicológico e relacionamentos doentios, provavelmente você vai se decepcionar com esse livro.

A questão é: o mínimo que eu esperava era algum tipo de identificação, simpatia, com qualquer um dos personagens. Mas do mesmo modo que eles não demonstram grandes afetos um pelo outro, também não consegui desenvolver nenhum tipo de grande sentimento por eles. O máximo que conseguia pensar era “Todd, se decida! O que você realmente quer? O que você realmente sente?” e “Jodi, acorda, mulher! Joga um vaso, quebra alguma coisa, muda a rotina”.

Outra coisa que me irritou muito foi que os personagens parecem viver numa bolha de falta de comunicação com o leitor, com eles mesmos e com suas ações. Algumas teorias sobre o porquê de suas personalidades podem ser criadas durante a leitura, já que são apresentados alguns fatos do passado dos personagens, mas ainda assim há muitas pontas soltas, então não há conversa com o leitor; eles também não conversam entre si sobre as coisas que realmente importam — a grande maioria dos diálogos acontecem durante o jantar, sobre coisas desinteressantes que aconteceram no dia dos dois –, então também não temos respostas em situações de conflito; e também não há consequências maiores das ações deles. Grande parte do que eles fazem e que realmente importa para o curso da narrativa não ganha atenção, não é posto à prova, não há conflito. É como se eles não encarassem o fracasso da relação e, por isso, não encaram também as consequências dos seus atos.

Eu classifiquei esse livro com 3 estrelas porque ele tem algumas falhas — como o pouco desenvolvimento dos personagens, mesmo mostrando os pontos de vistas dos dois –, tem um estilo narrativo que eu não gostei, mas outras pessoas podem gostar — algo monótono, mas que vai criando uma tensãozinha que não explode de verdade — mas é bem escrito, pois mantém um padrão nos personagens e nas descrições. Os personagens são passivo-agressivos, e isso acaba servindo pro livro também.

Livro: A Mulher Silenciosa
Autora: A.S.A. Harrison
Lançamento: 2014
Editora: Intrínseca
Links:Skoob
Classificação:mpcmpcmpc
SELO BLOG
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge