Resenha: Daughter of the Forest, Juliet Marillier

Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho. Seus seis irmãos são incrivelmente devotados a ela, e quando eles são vítimas de uma terrível maldição lançada pela nova esposa de seu pai, ela irá fazer de tudo para salvá-los. Para tanto, ela não pode falar uma palavra sequer durante todo o tempo em que costura seis pulôveres que devem ser colocados em cima de seus irmãos amaldiçoados.

Uma amiga sempre me recomendava avidamente esse e todos os outros livros da Juliet Marillier, e eu sempre deixava pra depois por motivos tipo a capa não me chamou muita atenção, não conheço bem a editora, é muito grande, enfim… desculpas. Ao finalmente ler, me surpreendi com mais do que uma história baseada num conto de Hans Christian Andersen (ao ler a sinopse lembrei na hora de uma caixinha linda que eu tinha quando criança, com vários livros do Andersen, inclusive “Os Cisnes Selvagens”). Também é uma história cheia de cultura celta, fantasia e romance.

O livro tem uma narrativa lenta, mas isso não foi ruim pra mim, porque é um mundo tão novo, uma cultura tão bonita e com tantos segredos que aproveitei cada nova informação. Se eu fosse descrever a história em uma só palavra, diria que é “sacrifício”. A Sorcha faz tantas concessões para salvar seus irmãos e encontrar um rumo em sua aventura. Realmente se sacrifica pro que der e vier. Por um lado, é uma história muito bonita, com valores sólidos e uma personagem realmente forte, por aguentar tudo o que lhe acontece.

Por outro lado, também é uma história muito triste. Ainda bem que o final não é triste, porque senão eu teria jogado o livro na parede, mas a Sorcha passa por TANTA coisa. E tudo sozinha. Ela tem que salvar os irmãos. Precisa primeiro descobrir como fazer isso. Se aventura na floresta, indo parar até nas terras inimigas. É estuprada. Precisa costurar seis pulôveres com uma planta que machuca seus dedos. E só ela pode colher as plantas e só ela pode costurar os pulôveres. A cada página e a cada novo desafio da Sorcha eu ficava angustiada, e a cada nova vitória dela eu dizia YOU GO, SORCHA!, porque sentia que ela precisava de todo apoio que eu pudesse dar.

Eu só não dei 5 estrelas pra esse livro por motivos pessoais mesmo. O livro é bem escrito, com boas bases e a história é empolgante, bonita, triste, dolorosa, cativante, mágica. Mas é muito angustiante. E eu gosto de livro mais felizes. Tinha hora que eu simplesmente não conseguia ler, apesar de querer saber o que acontecia depois. Eu simplesmente não aguentava sofrer com a Sorcha. Mas eu recomendo muito a leitura, realmente vale a pena, principalmente se você quiser ler uma fantasia histórica muito bem elaborada.

Livro: Filha da Floresta
Série: Sevenwaters #1
Autora: Juliet Marillier
Lançamento: 2012
Editora: Butterfly
Links: Skoob
Classificação: mpcmpcmpcmpc
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge