Resenha: The Ocean at the End of the Lane, Neil Gaiman

“Desde pequeno eu sempre pegava várias ideias emprestadas dos livros. Eles me ensinaram quase tudo o que eu sabia sobre o que as pessoas faziam, sobre como me comportar.”

Um homem volta ao local onde passou sua infância para atender a um funeral, e memórias de quando ele tinha sete anos, memórias que ele nunca mais tinha pensado sobre, voltam ao visitar a antiga fazenda Hempstock. Lettie Hempstock, a mais nova da família, era sua amiga naquele tempo, e ele resolve ver se ela ainda continua por lá. Lettie dizia que o lago que havia atrás de sua casa era um oceano, e olhar para esse oceano tanto tempo depois desencadeia memórias sinistras.

Esse foi o primeiro livro do Neil Gaiman que eu li, e como a fama dele o precede, comecei a ler com grandes expectativas. E sabe o que é melhor? Não me desapontei de maneira nenhuma!

Gaiman encanta pela sua história fantástica que pode muito bem ser o reflexo de uma situação normal. É como se cada ser fantástico da história estivesse apenas esperando o melhor momento para adentrar a realidade; o encanto vem do fato de que podemos pensar que o mundo da fantasia é apenas um desdobramento mais exagerado de situações cotidianas. A narrativa fluida e as lições disfarçadas nas palavras de uma criança só fazem esse livro ser ainda melhor.

Não é um livro adulto, mas também não é um livro infantil. É daquele tipo de livro que você pode ler ao longo da vida e sempre vai se identificar. Acho que as crianças se identificam com as situações e os sentimentos que são vivenciadas no livro, e os adultos se identificam com os sentimentos e os ensinamentos que estão nas entrelinhas.

É incrível o que o Gaiman consegue fazer em pouco menos de 200 páginas. Ao ler esse livro, você perceberá uma nova forma de ver o mundo (um lago pode ser um oceano?), encontrará novas formas de fugir da realidade e conhecerá mais uma incrível história de amizade. Recomendadíssimo.

Livro: O oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Lançamento: 2013
Editora: Intrínseca
Links: Skoob
Classificação:                                                               mpcmpcmpcmpcmpc
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

1 Comentário em Resenha: The Ocean at the End of the Lane, Neil Gaiman

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge