Resenha: Alle Sieben Wellen, Daniel Glattauer

“Fw:
Obrigado, Emmi. Mas a felicidade não vem de e-mails.
Um minuto depois
Re:
E com que então? De onde vem a felicidade? Diga-me, eu gostaria muito de saber!!!
Cinco minutos depois
Fw:
Do aconchego, da confiança, do estar junto, de doar-se, das experiências, da inspiração, das ideias, da imaginação, dos desafios, dos objetivos. E essa lista com certeza está incompleta.”

Sequência de “@mor”, primeiro livro sobre a relação virtual e complicada de Emmi e Leo, “A sétima onda” vem pra encantar mais ainda quem já tinha se encantado com o primeiro livro. O que aconteceu depois daquela última mensagem parece não ter mudado nada o sentimento dos dois personagens, mesmo que eles lutem, cada qual do seu jeito, contra tudo aquilo que quer retornar.

Não quis falar nada de mais sobre esse livro porque já bastam os spoilers do título, da capa e da sinopse. Tudo o que você precisa saber sobre a história é que você precisa ler o primeiro livro antes, se encantar com ele, depois surtar um pouco e pra querer correr pra ler esse. Daniel Glattauer é encantador do mesmo jeito nos dois livros, com o adicional de finalmente termos um fechamento na história (a desolação que eu senti ao terminar de ler o primeiro livro foi enorme).

Eu me apaixonei pela escrita do Glattauer já nas primeiras páginas do @mor. Talvez o fato de eu ser uma pessoa complicada pra me relacionar virtualmente (e pessoalmente também) tenha ajudado na minha identificação completa com os personagens, mas as conversas da Emmi e do Leo fluem mesmo diante dos vários obstáculos que eles se impõem. E a continuação desse romance é ainda mais incrível por causa da intimidade, tanto sua com os personagens como entre eles, também. As coisas não ditas, no primeiro livro, davam uma sensação de angústia, mesmo que eles se entendessem bem. Nesse livro, as coisas não ditas preparam o leitor e os personagens pro final.

Li alguns comentários dizendo que a Emmi é um pé no saco nesse livro por ela questionar qualquer vírgula que o Leo tenha dito. Quando ele faz uma pergunta, ela responde perguntando outras dez perguntas. E eu não consigo expressar quanto eu me identifiquei com isso, quanto eu entendo essas atitudes da Emmi. Porque enquanto o Leo pode ser doce e seguro, apesar de todas as suas inseguranças com relação à Emmi e aos seus relacionamentos, a Emmi nunca se viu tão segura de seu sentimento e, ao mesmo tempo, tão insegura sobre as escolhas que ela tem que fazer. Todas as perguntas que ela faz só precisam de uma resposta: valerá a pena? Sim, ela é covarde, mas como ser de outro jeito? (Isso soou mais pessoal do que realmente sobre a Emmi, mas enfim).

Como uma boa adoradora de romances (pura e simplesmente), amei cada pedacinho da história de Emmi e Leo. Pra quem não está acostumado ou não gosta tanto assim de romance, talvez ache o livro lento. Mas a lentidão é pra você degustar cada nova informação dos personagens, cada interação virtual que eles conduzem e são conduzidas para eles. A evolução dos personagens se mostra em cada e-mail, cada vez mais intimista, cada vez com mais intimidade. Chega uma hora que você anseia por aquele momento que você sabe que vai acontecer — mas quer ver como ele será conduzido e recebido, virtualmente. E, confesso, essa é a melhor parte.

Livro: Emmi & Leo – A Sétima Onda
Série: @mor #2
Autor: Daniel Glattauer
Lançamento: 2013
Editora: Suma de Letras
Links: Resenha do #1 | Skoob
Classificação:                                                              
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

1 Comentário em Resenha: Alle Sieben Wellen, Daniel Glattauer

  1. Essa é a continuação de @mor?! Geeeente, gostei tanto do primeiro livro! Li super rapidinho.
    Essa série @mor são só dois livros? Queria tanto que fossem mais!

    Mari, recomenda algum outro livro com a mesma temática?

    Beijos!
    Estava com saudades de ler suas resenhas!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi, Nicole!
    Sim, esse livro é a continuação de @mor, e só tem esses dois livros mesmo!
    Nessa temática de romances com narrativa por carta/e-mail, não conheço muitos, mas os livros da Jojo Moyes são LINDOS!

    Beijos e obrigada!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge