Resenha: Slammed, Colleen Hoover

Layken está arrasada com a morte repentina do pai. Ela, porém, precisa se manter forte pra ajudar a mãe e o irmão mais novo. Em sua nova vizinhança, seu vizinho da frente é Will, um cara que parece ter a mesma idade que ela. Tudo nele é imprevisível, desde o local em que ele lhe apresenta seu hobby – poesia – até o seu trabalho.

Nunca pensei que esse livro fosse me mostrar algo tão interessante como mostrou. Não estou falando da história; na verdade a história é até bem clichê, com os personagens não podendo ficar juntos por causa de um tabu da sociedade, e eles se perguntando porque é tão errado se parece tão certo. Mesmo sendo clichê, a narrativa é boa, fluida, quando você vê já está no final – aquele final fechado, que não precisava de uma continuação, mas a autora fez uma mesmo assim (sim, tem um segundo livro). De fato, os personagens são imaturos, apesar da carga emocional que aparentam, mas às vezes eu me pegava pensando se fosse eu numa situação dessa, será que eu pensaria com clareza? Acho que não. Algumas coisas poderiam ter sido melhor desenvolvidas, o livro é até pequeno.

Mas o mais interessante mesmo, o que torna esse livro singular, o que me fez repensar sobre toda a história, é o fato de existir slam poetry. Você viu o vídeo daí de cima? (Desculpa pra quem não sabe inglês, não conheço nada legendado — mas mesmo se você não entende inglês, dá play só pra sentir o ritmo cadenciado!). Slam poetry, poesia slam, é um tipo de poesia performática. Tanto o ritmo da poesia como o seu ritmo enquanto a apresenta tem que ser levado em conta. E fica uma coisa ABSURDA de linda!

A poesia slam deu um ritmo lindo pro livro. O fato do Will propagar isso é incrível. As poesias mostradas no livro vêm diagramadas de acordo com o ritmo da apresentação, e você pode visualizar completamente a performance. Não conhecia essa arte antes desse livro, e adorei esse tom único que a autora deu pra história. Ficou muito mais tocante, muito mais emocionante, ao percebermos os sentimentos dos personagens mostrados nas performances. Eu adoro esses jogos com as palavras, e adicionando um ritmo fica muito melhor!

Livro: Métrica
Série: Slammed #1
Autora: Colleen Hoover
Lançamento: 2013
Editora: Galera Record
Links: Skoob
Classificação:                                                                mpcmpcmpcmpcmpc
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge