Além dos Bestsellers #2 – Suzanne Collins

heartViu aquele livro na lista dos mais vendidos e ficou curioso? Decidiu ler e adorou? Não sabe o que ler em seguida? Vá Além dos Bestsellers e descubra novas ótimas leituras! Inspirado nos posts em inglês da Kelly Jensen no Book Riot.

Vi que a trilogia Jogos Vorazes está na lista dos mais vendidos essa semana, com Em Chamas no 10º lugar da lista, então decidi falar sobre o sucesso distópico do momento: Suzanne Collins.

 

Eu acho que se você adorou Jogos Vorazes, provavelmente adorará a série Legend, da Marie Lu. Acho que o clima de tensão contra os segredos políticos são bem parecidos, apesar da história não ter nada em comum: em Legend, June é a garota prodígio da República, com sua inteligência incomum, e Day é o maior assassino de que se tem notícia. E os mundos deles colidem quando o irmão da June, Metias, é assassinado, e Day se torna o principal suspeito. Mas a verdade é mais sombria do que isso e será uma lenda. Os dois primeiros livros da série já foram lançados aqui pela Editora Prumo e o terceiro, Champion, sairá esse ano. Nos EUA, a autora lançará uma nova série chamada The Young Elites esse ano. Uma resenha do Minha Vida por um Livro de Legend é muito boa!

 

Confesso, nem todo mundo gosta da narrativa da Tahereh Mafi. Mas eu amo, e não podia deixar de recomendar aqui, mesmo sendo um estilo diferente de distopia. Estilhaça-me traz a história da Juliette, uma garota que não pode tocar em ninguém. Ela está presa numa clínica mental, e a única coisa que a deixa insana é esse isolamento. Mas pra ela ser solta, ela precisa virar a arma mais letal do Restabelecimento, o sistema político vigente de um país devastado. Mas Juliette não quer guerra, não quer mais destruição. Mas mesmo que ela não queira ser uma arma, ela precisará lutar. No primeiro livro, principalmente, a história não gira em torno da distopia, mas a tensão contra o sistema é construída em cima dos sentimentos da Juliette e vai desabando no segundo e terceiro livros. Você pode ler minha resenha do 1º livro aqui e também a resenha do 2º livro, que foi pra minha lista de favoritos.

 

Se você prefere algo mais clássico, deveria conhecer o aclamado mundo de Orson Scott Card, autor da série Ender’s Saga. A série tem quatro livros (vi que tem mais livros sobre o Ender, mas acredito ser outra série, não essa primeira) e começa com O Jogo do Exterminador. A história gira em torno de Andrew Wiggin, mais conhecido como Ender, que aos seis anos começa a ser treinado para ser o maior estrategista na guerra contra os “abelhudos”, alienígenas que querem destruir a Terra. Ender é uma criança prodígio que passará por inúmeras provações para conseguir mostrar que é capaz de salvar a Terra. O filme saiu ano passado e trouxe, por exemplo, o companion book O Mundo do Exterminador, que foi lançado pela Intrínseca e traz diversos ensaios sobre o mundo do Ender, a situação política, o sistema de treinamento, etc. Esse livro não faz realmente parte da série, então se você lê-lo antes de ler os livros, saberá de spoilers, mesmo entendendo o contexto geral. A maioria das resenhas é do filme, mas eu gostei dessa resenha do livro do Ambrosia.

Nem preciso falar da quantidade de livros distópicos que existem no mercado além desses, né? Diferentes pontos de vista sobre mundos apocalípticos. Basta você encontrar o que lhe agrada mais. Qual o seu preferido?

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge