Resenha: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, Marçal Aquino

Mas se cruzaram e deu no que deu, um ficou curioso pelo inferno do outro.

No interior do Pará, em uma pensão barata, Cauby (não Peixoto, o cantor) conta a sua história em meio à desilusão do presente. Sua paixão pela fotografia e pela Lavínia são melancolica e emocionantemente narradas por ele mesmo, em uma série de flashbacks da própria vida e da vida dos outros personagens.

Cauby costumava dizer que Lavínia era duas: Lavínia, a esposa do pastor da cidade, aquela mulher contida e que foi salva pelo pastor, e Shirley, a Lavínia doida, cheia de paixão e vontades absurdas, aquela que o pastor não conseguiu realmente salvar, por não querer ser salva. A minha relação com ela durante o livro era sempre de perplexidade, tanto nas fases de Lavínia, a oprimida, como nas fases de Shirley, a impetuosa. O Cauby se apaixona loucamente por ela, e ela não parece sequer estar na mesma sintonia de mundo. Mas mesmo assim ela é intrigante, sedutora, e a história dela é bem comovente.

Eu me surpreendi tanto com esse livro, porque definitivamente eu não esperava um romance tão arrebatador. Eu nunca vi o filme, mas já achei a Camila Pitanga a cara da Lavínia que eu imaginei. E, sinceramente, não consegui me importar mais com o final — tudo o que eu queria era mais do relacionamento dos dois, dos três (afinal, Lavínia era casada!).

Eu li esse livro pro Clube de Leitura da Companhia das Letras que eu participava, por indicação de um amigo. Verdade seja dita, nunca imaginei gostar tanto de um autor brasileiro que não fosse mais juvenil ou chick-lit. Agora, o Marçal Aquino está na minha lista de “autores brasileiros que eu nunca teria conhecido se não fosse a Livraria Cultura” (nessa lista ainda tem Raduan Nassar e Lourenço Mutarelli, dois nomes que eu ainda não li nada, mas tenho muita vontade). Mais um preconceito literário quebrado! Leitura super-recomendada!

Livro: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Autor: Marçal Aquino
Lançamento: 2005
Editora: Companhia das Letras
Links: Skoob
Classificação:                                                                                      mpcmpcmpcmpcmpc
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

1 Comentário em Resenha: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, Marçal Aquino

  1. Oi Mari,
    Só pelo nome esse livro já me conquistou. Mas, a sua resenha foi ainda uma grata surpresa, que bom saber que o livro é realmente interessante. Vou procurar saber mais sobre o autor e sobre esse livro de nome tão poético, parabéns pela resenha!
    Li “Um copo de cólera” do Raduan Nassar e super indico, é um livro muito bom!
    Beijos

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge