Coverflip 1.1

coverflip

Estou atrasada. O Coverflip já aconteceu, já terminou, e eu estou começando a falar dele por aqui agora. Mas não tem problema, essa ideia da Maureen Johnson é sensacional. Provavelmente vai reverberar por anos e anos, é daquele tipo de ideia que nunca vai sair de moda.

Então, o Coverflip se trata de um projeto de redesenhar capas para o gênero oposto. Ou seja, se um livro foi escrito por uma mulher, tente imaginar como seria a capa se o mesmo livro tivesse sido escrito por um homem. E vice-versa.

Estava olhando as imagens desse projeto esses dias e me veio uma ideia de pensar sobre isso aqui no blog. Principalmente depois que vi essas capas:

 

O livro da esquerda é o original, e o da direita é um coverflip (feito por essa pessoa). Esse livro está na minha lista de desejados há muito tempo, mas assim que eu vi esse coverflip me peguei pensando “como assim eu quero ler esse livro?”. E um segundo depois eu pensei “e por que eu não poderia querer lê-lo?”.

Isso tudo nos leva a questões de gênero muito maiores, ideias que foram submetidas na nossa sociedade há muito tempo atrás. Entranhando em todos os motivos e consequências disso, acabamos indo de encontro também à questão mercadológica. Porque uma editora faz um determinado estilo de capa para ser vendável, certo?

Tenho um amigo que vive “reclamando” das minhas escolhas literárias por causa desuas capas. Ele nunca leria esse livro da Kacvinsky, mas talvez tivesse vontade de ler se a capa fosse essa do coverflip.

Gostaria de propor uma atividade: o que essas capas passam pra vocês? Se vocês vissem essas duas capas na livraria, o que pensariam sobre as histórias desses livros? Comprariam ambos, um dos dois, nenhum — só pela capa? Espero os comentários de vocês! Próxima semana falo do que se trata realmente esse livro, pra vocês tirarem suas próprias conclusões sobre a melhor capa!

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

2 Comentários em Coverflip 1.1

  1. Menina,adorei isso!
    Eu compraria só a esquerda. Nem passaria o olho na do lado.
    Sempre achei que a capa do livro é que o faz vender. Enfim…
    Menina queria parabenizá-la pelo blog. Esse é meu primeiro comment aqui. Apesar de não entrar sempre, sempre o indico a amigos. PARABÉNS e continue com seu belo trabalho.

    Ps: Não sei como você consegue ler tantos livros!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge