Resenha: The Marriage Plot, Jeffrey Eugenides

Madeleine Hanna está em seu último ano em Brown. Ela está terminando o curso de Letras e fará sua monografia baseada em Jane Austen e George Eliot. Leonard Bankhead é um de seus pretendentes, o gênio com sérios problemas: biológo, maníaco-depressivo, que mantém com Madeleine uma relação erótica e intelectual; Michel Grammaticus é o outro pretendente, o gênio com dúvidas sérias: teólogo, com dois sonhos – de viajar para a Índia, pra conhecer a si mesmo e a Deus, e a Madeleine, (mas ele é apenas um amigo, desde sempre).

Se você se apegar ao fato da sinopse dizer que a Madeleine tem dois pretendentes e achar que o livro não passa de mais um livro com um simples romance, por favor leia pra rever suas ideias. Eugenides me levou a uma viagem intensa pelos conceitos vitorianos das leituras de Madeleine, pelas dúvidas e certezas da fé de Michel, pelas loucuras e momentos sanos do Leonard.

Uma coisa que não ficou muito boa foi essa coisa do triângulo amoroso. Pra mim não existe triângulo, existe um relacionamento real e um relacionamento platônico. A Madeleine é incrivelmente devotada ao Leonard e desde sempre conhece o Michel e o trata como amigo. Ele é que confunde as coisas e é louco por ela. Longe disso deixar a história ruim, mas eu esperava mais sentimentos contraditórios da Madeleine, e isso não acontece.

Na verdade, ao ler a sinopse, eu esperava mais sentimentos. Bem mais. Não me desapontei com a leitura porque as personalidades dos personagens são incríveis, muito reais. A busca do Michel pelas suas respostas espirituais me fez refletir sobre coisas que nunca tinha pensado. E a luta do Leonard pela sua sanidade diante do seu transtorno e de todos os efeitos colaterais que os remédios trazem é algo que, juntando com a personalidade difícil dele, me fez sentir em uma montanha-russa com ele.

Esse livro foi uma leitura mais demorada pra mim, mas que valeu super a pena. Nunca tinha lido nada do autor, e a narrativa dele superou minhas expectativas. Recomendo a leitura principalmente para aquelas pessoas que sempre esperam mais de um romance romântico.

Livro: A trama do casamento

Autor: Jeffrey Eugenides

Lançamento: 2012

Editora: Companhia das Letras

Links: Skoob

Classificação: mpcmpcmpcmpc

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

1 Comentário em Resenha: The Marriage Plot, Jeffrey Eugenides

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge