Resenha: Wonder, RJ Palacio

Olhos caídos e baixos. Bochechas encovadas. Boca estreita. Orelhas praticamente inexistentes. Esse é o rosto de August Pullman, que, ao nascer, tinha o rosto bem pior. Tudo isso por causa de combinações genéticas. Mas August é um garoto normal de dez anos, mesmo sendo o centro das atenções em qualquer lugar. Depois de sempre estudar em casa com a mãe, agora August irá à escola, enfrentar novas pessoas e os mesmos olhares de sempre.

Assim como o título, o livro e o August são extraordinários. A história é contada, primeiramente, pelo ponto de vista dele. E ele tem uma visão do mundo e de si mesmo bem realista e, ao mesmo tempo, bem singela. Não importa que aparência ele tem, ele ama sua família, sua cachorrinha e Star Wars.

Depois, temos as perspectivas da irmã de August, Olivia, e de seus amigos. E cada um fala sobre como a aparência do August não interfere em nada no jeito dele. Como as pessoas estão perdendo cada vez que se afastam dele por causa de sua aparência.

Recomendo muitíssimo esse livro por tratar o preconceito, ao mesmo tempo, de forma singela e cruel. Singela ao mostrar a inocência do August, cruel ao mostrar quanto uma pessoa pode ser tão preconceituosa só por causa de algo diferente na aparência.

Recomendo esse livro ainda mais por nos fazer pensar nos nossos próprios atos de preconceito. Quando passamos longe de alguém diferente, quando menosprezamos alguém diferente. Sem querer ou querendo. Quando agimos com preconceito por qualquer motivo. Esse livro nos faz pensar duas vezes sobre as nossas atitudes com as outras pessoas. Porque atrás de qualquer aparência, existe uma pessoa tão normal como nós. E com sentimentos, também.

Livro: Extraordinário

Autora: RJ Palacio

Lançamento: 2013

Editora: Intrínseca

Links: Skoob | Intrínseca

Classificação: mpcmpcmpcmpcmpc

Prova do livro enviada pela Intrínseca.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

3 Comentários em Resenha: Wonder, RJ Palacio

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge