The Carrie Diaries e um pouco sobre adaptações literárias

The Carrie Diaries é uma série que começou a ser exibida esse ano pela CW. The Carrie Diaries também é o primeiro livro da série que conta a vida da Carrie Bradshaw, estrela de Sex and the City, na sua adolescência nos anos 80.

AnnaSophia-The-Carrie-Diaries-Promotional-Photos-annasophia-robb-32623751-806-606

Candace Bushnell escreveu os dois primeiros livros da série, ambos já publicados aqui no Brasil pela Galera Record. Eu li e resenhei o primeiro livro da série e, como adoradora de Sex and The City, também adorei conhecer mais da Carrie, antes dela ser, bem, Carrie Bradshaw exatamente — Aliás, um adendo: o livro de Sex and the City é tenso, e a série é ótima. No caso de The Carrie Diaries, tanto o livro como a série são muito bons, apesar de suas diferenças.

the-carrie-diaries-official-poster-19maio2012

O que eu acho mais interessante e, ao mesmo tempo, mais difícil de analisar entre um livro e uma série baseada nesse livro é o ritmo dos acontecimentos. É óbvio que uma cena de cinco segundos na série pode ser uma passagem de cinco páginas no livro, mas, além disso, também tem as diferenças entre prioridades de cena e a construção dos acontecimentos.

Pra vocês que nem leram nem assistiram terem uma ideia, praticamente todo o primeiro livro é passado no episódio piloto da série. E, provavelmente (já que eu ainda não li o segundo livro), já tem também muitas coisas do livro seguinte. O piloto faz uma apresentação rápida de todos os personagens e problemas que figuram no livro e que serão explicados durante a série.

Se por um lado eu gostei desse piloto por mostrar melhor a década de 80, ter uma trilha sonora incrível e apresentar bem cada personagem, também não gostei por causa do “atropelamento” de acontecimentos em relação ao livro (é, eu sei, eu falei que o ritmo é diferente nas duas mídias, mas POXA, ela já vai pra Manhattan no primeiro episódio!!).

Pra mim, o livro não é apenas um livro teen, porque ele fala da adolescência da Bradshaw, uma personagem-ícone. E ele também não seria tão bom se não fosse na década de 80, onde várias coisas parecem incrivelmente WTF hoje em dia. Mas, principalmente, o final do livro, o gancho para o segundo livro, é ótimo. Duvido muito que o seriado consiga ter o mesmo impacto comigo.

Uma coisa que acontece bastante comigo e que me faz gostar mais (normalmente) do seriado é quando eu reconheço algum ator/atriz que me marcou muito. No caso desse seriado, a Freema Agyeman, que foi a Martha Jones em Doctor (amor) Who, e também a Ellen Wong, que fez o filme de Scott Pilgrim — e que ficou ótima como Mouse, bem do jeito que eu imaginei. Por falar em personagens, adorei a escolha da AnnaSophia Robb pro papel da Carrie. Eu tinha visto tempos atrás que a Blake Lively (de Gossip Girl) tinha sido pensada pro papel, mas lembro de ter pensado que ela é muito estilosa pro estilo de adolescente que a Carrie é no livro.

AnnaSophia-On-set-of-The-Carrie-Diaries-April-1st-2012-annasophia-robb-30517588-396-594

Se alguém vir esse cinto em algum brechó, pode me dar, hahahaha! Ri litros com o figurino todo, mas tem algumas coisas que eu já vejo normalmente na rua, hahahaha!

E vocês, leram os livros? Vão acompanhar a série? Eu vou! Acredito que valerá a pena! E o que acham das adaptações? São do tipo tradicional, que querem todas as cenas lá na tela exatamente como estão no livro, ou adoram quando tem alguma novidade? 😉

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

7 Comentários em The Carrie Diaries e um pouco sobre adaptações literárias

  1. Eu li os livros e adorei! Pelo que vi no trailer da série se baseia no segundo livro, que é quando ela vai pra NY e delira com lojas e festas ehhehe vou tentar ver a série, pois parece bem divertida e os looks são fantásticos!
    O único detalhe que percebi que não fecha com a série Sex & The City, é que no livro ela é criada pelo pai e a mãe morreu. Revendo a série, vi que (se não me engano), o pai dela saiu de casa quando ela era pequena.

    [Responder]

  2. Eu simplesmente amo a série Sex and the City. Demais, demais! Mas nunca li o livro inteiro. Uma vez comecei a lê-lo na livraria mesmo, li vários capítulos e não curti. Não me passaram o mesmo “clima” da série. Por isso tenho o mesmo receio quanto ao livro The Carrie Diaries. Mas meu receio também se estende à série, não sei, é que para mim a Sarah Jessica é perfeita como a Carrie. Não consigo imaginar ninguém mais na pele da personagem, mesmo que a história se passe muitos anos antes… Mas ainda assim, morro de curiosidade para assistir.

    Bjo
    Livro Lab

    [Responder]

  3. Essa série tem sido bastante anunciada na Tv, mas confesso que não tenho o mínimo de interesse nela, assim como não me interesso por Sex and th City. Sei lá, apenas não me atrai.

    E é realmente complicado esse lance de adaptação. Para quem lê os livros antes, pode se decepcionar ao não encontrar tudo como deveria estar.

    Me parece que a série será um sucesso.
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinho.com
    Camila Leite recently posted..Comunicado

    [Responder]

  4. Não li os livros, mas vou lê-los, e também vou ver a série! Sou apaixonada por Sex and the city e fiquei animada quando soube dessa outra série, porque Carrie é diva demais!
    Beijo!

    [Responder]

  5. Nossa, estou tão desatualizada em relação a séries que nem sabia dessa… vergonhoso pra uma fã de Sex and The City. Ah!! Quero muito ver!!!!

    E os livros devem ser fantásticos também… acho que merecem furar a fila das próximas aquisições! *-*
    Juliana Xavier recently posted..1 ano do blog!

    [Responder]

  6. Adoro Sex and city,detesto o livro ,enfadonho,acho o primeiro filme fraco!Nem vou assisti ao segundo que com certeza é pior ainda e essa Carrie adolescente não casa com a primeira,pra começar a atriz é bonita e a Sarah,apesar de adorar ela como Carrie,é muito feia!Em tempo vi ao primeiro episódio,não vai rolar,já abandonei bom divertimento para quem gostar!!!!!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge