Kindle x Kobo

Kindle ou Kobo? Tá na dúvida? Confira a tabela comparativa, tire suas dúvidas e escolha a melhor opção pra você!

ESPECIFICAÇÕES KINDLE KOBO
PREÇO R$ 299 R$ 399
TAMANHO 16,7 cm x 11,4 cm x 0,87 cm 11,4 cm x 16,5 cm x 1 cm
PESO 170g 185g
TELA E-ink Pearl 6″ E-ink Pearl 6″
ARMAZENAMENTO 2gb, sendo 1,25gb para conteúdo 2gb, sendo 1gb para conteúdo
EXTRA Nuvem de armazenamento online ilimitada Expande até 32gb com cartão mini SD
CONEXÃO WiFi WiFi
BATERIA Até 1 mês, dependendo do uso da wifi Até 1 mês, dependendo do uso da wifi
RECARGA 3h via cabo USB 4h via cabo USB
FORMATOS .AZW, .TXT, .PDF, .MOBI, .PRC naturalmente. .HTML, .DOC, .DOCX, .JPEG, .GIF, .PNG, .BMP através de conversão .EPUB, .PDF, .MOBI, .JPEG, .GIF, .PNG, .BMP, .TIFF, .TXT, .HTML, .RTF, .CBZ, .CBR
CORES Preto (e talvez prata) Preto, Branco, Prata, Azul, Rosa e Lilás
GARANTIA 1 ano 1 ano
COMPARTILHAMENTO Facebook e Twitter Facebook e Reading Life
SINCRONIZAÇÃO Sincroniza dispositivo e aplicativos de smartphones, tablets e PCs Sincroniza dispositivo e aplicativos de smartphones, tablets e PCs
FORMATAÇÃO DE TEXTO 8 tamanhos de fontes, 3 estilos de fontes 24 tamanhos de fontes, 11 estilos de fontes

Fontes: Amazon BR | Livraria Cultura

Acho que consegui juntar a maioria das informações sobre os dois dispositivos. Se vocês tiverem mais dúvidas, é só perguntar nos comentários ou no twitter e no facebook, respondo e adiciono na tabela (:

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

32 Comentários em Kindle x Kobo

  1. Ficou muito legal a comparação! Você podia falar também em relação ao acesso ao conteúdo. O Kindle eu sei que é pela Amazon, mas o kobo tem um site tipo amazon de onde vendem os ebooks? Ou tipo os ebooks da saraiva, cultura, submarino, etc são acessíveis pelo Kobo?
    Como que ele funciona quanto a isso?
    Beijos, brigada 😉

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Annanda, obrigada!
    Quanto à venda de conteúdo: o acervo do Kobo se juntou com o acervo da Livraria Cultura. Então quando você se loga no Kobo pelo seu cadastro da Livraria Cultura, você tem acesso a todos os livros da Cultura. E é superfácil de comprar pelo Kobo, também. Como o Kobo lê epub, que é o formato mais utilizado pelas lojas online como um todo, se você comprar por outros lugares, dá pra passar pro Kobo também via USB (assim como se você tiver arquivos .mobi no seu pc também dá pra passar via USB pro Kindle).

    [Responder]

  2. Mari e usabilidade? Qual você mais gostou?
    Esse kindle vai vir com teclado? O Kobo não tem né?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Os dois são super práticos, leves e instintivos de se usar.
    Nem esse Kindle nem o Kobo tem teclado físico. É tudo touchscreen. O Kindle tem 5 botões gerais e o Kobo tem 1 botão. É tudo na tela mesmo.

    [Responder]

    Nicole

    Hum, não posso colocar qualquer arquivo no kobo ou kindle ? Tem que ser ou da livraria cultura ou da amazon?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Pode colocar qualquer arquivo sim, é só ser compatível!

    [Responder]

    Lyara Costa

    Oi, tenho o Kindle a certo tempo e existem programas (como o Calibre) que convertem formatos como o epub para o mobi também. Bem fácil de utilizar!

    [Responder]

  3. Tenho um Kindle Touch há uns 9 meses. Se vocês pensam em comprar um e-reader pra ler PDF, é melhor desistirem. No mais, é ótimo! E capas perfeitas vocês podem encontrar em DealExtreme.com.

    [Responder]

    Vladimir Campos

    Concordo. Adoro meu Kindle, mas ele é ideal para livros, jornais e revisas. PDF é para computador e tablets!

    [Responder]

  4. Acho que minha maior dúvida é sobre o preço dos ebooks. Como o formato que kindle lê é proprietário, vc fica “preso” para compras na amazon. Em tese, com o kobo você poderia teria uma gama maior de lojas comprar. Mas os preços nessas outras lojas são tão competitivos quanto os da amazon? Porque eu tenderia a comprar o kindle, mesmo não sendo touch, só pela comodidade de pagar menos.

    Sou totalmente por fora desse mercado online de livros, então eu realmente não faço ideia dos preços de comercialização.

    Abraços!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Samara,

    a demora na Amazon fechar contrato com as editoras e vir pra cá foi justamente por causa dessa política de preços. O Amazon tem preços ótimos nos livros em inglês, e sempre tem promoções incríveis (vide livros em inglês, até lançamentos mesmo, por menos de 3 dólares). Mas aqui as editoras não querem isso. Os preços em e-books aqui são “compatíveis com o mercado”. Ou seja, são quase o mesmo preço dos livros físicos. De acordo com as editoras daqui, menores preços iriam “quebrar o mercado”. Isso foi um pouco do que li sobre o assunto.

    O Kobo vai utilizar o acervo da Livraria Cultura, então dá uma olhada na loja online de lá pra tirar suas conclusões!

    [Responder]

    Vladimir Campos

    Sim, essa questão de preço não está ligada a Amazon ou Kobo. Sou autor independente e o problema é justamente o modelo de negócios no Brasil. Aqui as editoras estão tratando livros eletrônicos com a mesma lógica e cadeia produtiva dos livros físicos. E dessa forma será muito difícil os preços caírem. É uma vergonha. Muito triste esse nosso Brasil.

    [Responder]

    Eduardo

    Eu venho conseguindo ler a maioria dos livros em pdf que eu mandei para o meu email kindle (acho que so um eu nao consegui), no meu smartphone, pelo Kindle para android.

    Mas não estou conseguindo converter com sucesso meus pdf’s e doc’s para o formato epub pelo Calibre que baixei um tempinho atrás. Trava com 1%. Mas ainda penso em baixar uma versao mais atual do Calibre. Pode ser isso.

    Tenho uma dúvida. Comprei um kobo glo, e ainda não chegou (ansioso…). Preciso converter meus ebooks de pdf e doc para epub para eu poder lê-los no kobo, ou é só copiá-los no kobo via USB?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Eduardo,

    no Kobo não precisa converter os arquivos PDF, ele já lê normalmente, é só passar via USB.

    [Responder]

  5. Mariana,
    eu realmente estou em dúvida qual adquirir, pois fiquei sabendo que para o começo de 2013 tanto o Kobo como o Kindle terão mais três novos lançamentos com melhores recursos.
    Não sei quanto ao preço, você teria alguma informação a este respeito?
    Muito obrigado!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Sei que o Kindle tem versões melhores do que essa primeira que vai sair aqui primeiramente, mas não sei nada a respeito de futuros lançamentos por aqui.
    O Kobo vai lançar o KoboGlo, que é o que tem a luz embutida, em 2013 sim, com previsão pro primeiro semestre, até.
    Não sei muito mais a respeito disso.

    Pessoalmente, acho que a luz embutida do KoboGlo faz ele perder todo o sentido. A principal característica dos e-readers é que as telas deles imitam o papel. E papel não tem luz própria, né. Sou muito chata com isso. Leio muito à noite, mas um abajur ou até uma luz portátil feita especificamente prum e-reader ou prum livro faz muito bem o seu papel de iluminar a “página”.

    [Responder]

    É chata mesmo, e pouco inteligente. E se a pessoa quiser ler, mas não tiver fonte de luz disponível? Aqui no RJ, a Supervia, concessionária de trens, economiza energia elétrica desligando as luzes dos vagões. Para quem lê no ônibus durante a noite, é a mesma coisa. Deixa de ler por falta de iluminação? O e-reader carrega centenas de livros, um livro comum não tem essa capacidade. Isso faz o reader “perder todo o sentido” também?

    [Responder]

  6. oii amei sua matéria mas estou com algumas dúvidas

    então eu estou muito interessada em adquirir um e-reader, pela questão do aparelho acredito que os dois são muito similares ( opinião amadora haha)
    Mas minha principal dúvida é se eu comprar um kindle eu posso alem de comprar livros na amazon posso comprar também na cultura? e se eu adquirir um Kobo eu posso adquirir livros não só na cultura, mas na amazon também?
    e outra dúvida
    eu posso comprar o livro já no aparelho ou eu tenho que comprar no pc e depois passar o arquivo para o e-reader?

    mais outra dúvida ( hoje estou inspirada hahahahha) eu sei que o Kobo tem todo o acompanhamento que tem o histórico número de páginas lidas acho que o nome é life reading se não me engano, o kindle tem alguma coisa parecida?
    Particularmente visitando o acervo da cultura achei ele um pouco mais desorganizado e um pouco menor que o da amazon, mas não queria deixar de ter acesso a ele também!
    Brigada pela atenção!!
    Esperando ansiosa pela resposta.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi, Laura.
    Então…

    Os formatos de e-book lidos pelo Kindle e pelo Kobo são diferentes, então à primeira vista livros comprados na Amazon só podem ser lidos no Kindle e livros comprados na Cultura só podem ser lidos pelo Kobo.
    Aí antes de continuar respondendo essa sua primeira pergunta, respondo a segunda: você pode comprar o livro diretamente no aparelho e também pode comprar no pc e depois passar pro e-reader.
    Então, já que você pode ter o arquivo no pc e de lá passá-lo pro aparelho, essa coisa de que Kindle só lê livros da Amazon e Kobo só lê livros da Cultura não é realmente uma regra. Você pode converter os arquivos dos e-books.

    No caso do Kindle, ele mesmo faz isso por você. Ao comprar um Kindle, automaticamente um e-mail @kindle.com é criado pra você. Se você tiver o e-book no computador (em outro formato sem ser .MOBI) e mandar esse arquivo pro seu e-mail do Kindle, ele mesmo converte o arquivo pra .MOBI e manda diretamente pro seu dispositivo.
    O Kobo não faz isso, mas existe programas que fazem essa conversão, e é bem prático — O Calibre é o mais conhecido deles.

    Sim, o Kobo tem suas estatísticas de leitura e você pode também compartilhar trechos dos livros lidos. É tipo uma rede social própria, chamada Reading Life. O Kindle só mostra o quanto você leu de cada livro, não mostra outras informações sobre suas leitura (o Kobo mostra, por exemplo, quantos livros no total você tem e quanto de todos eles você já leu).

    O acervo da Cultura está em crescimento ainda, mas tem a vantagem de ter muitos mais livros em português do que o acervo da Amazon (que tem alguns e cresce em passos lentos). Mas a Amazon tem a vantagem de ter muito mais livros em inglês e em outras línguas, e ter preços melhores.

    Disponha, e obrigada pela sua visita no blog!
    ^_^

    [Responder]

    Karin

    Oi Mariana,
    Minha mãe comprou um Kindle nos EUA durante uma viagem. Só que ela não consegue comprar livros na amazon da Alemanha, por ex. Quando comecei a pesquisar qual queria (ainda não tenho nenhum), fiquei pensando nisso. A mensagem que ela recebia é que estava fora da ‘zona permitida’. Alguém mais teve esse problema? Bjs

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Karin,
    nunca soube de algo assim. Eu comprei o meu kindle nos EUA e mesmo estando cadastrada aqui no Brasil, posso comprar livros lá, e até posso comprar na loja brasileira, também, só preciso fazer uma migração de cadastro. E acho que já comprei na loja inglesa, também.
    Com o Kobo não teria esse problema, já que você compra apenas pela loja do próprio Kobo em parceria com a Cultura, e não tem outras “filiais” (que eu saiba).

    [Responder]

    Karin

    Hmmm bom saber. Talvez ela tenha feito algo errado hi hi hi. Eu acho que vou pelo Kobo mesmo… você sabe como funciona o dicionário? Se ele funciona em alguns idiomas?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Karin,
    dicionários em qualquer idioma é só comprar/baixar que ele já utiliza automaticamente.
    (:
  7. Oi Paixão ^^

    Eu vou esperar o Koboglo, ele deve ter uma opção de desligar a luz embutida. E o Kindle é todo fechado com a amazon

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Erik,
    o Glo realmente tem uma opção de desligar a luz embutida! Aí ele fica igual ao Kobo Touch, esse primeiro! ^^

    [Responder]

  8. Oi, Mary!
    Eu gostaria de saber se vc irá fazer um vídeo falando sobe o Kindle e o Kobo para poder responder as questões de muitos leitores em relação a ambos os produtos. Este sábado fui a Cultura comprar uns livros e quase comprei o Kobo mais pra falar a verdade eu tenho dúvidas sobre ele.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi, Karine!
    Eu até queria fazer um vídeo, mas como não tenho o Kobo, acho que não ficaria muito bom.
    Se eu conseguir um Kobo, pelo menos pra fazer o vídeo, eu faço!
    Quanto às suas dúvidas, pode perguntar aqui que eu respondo!

    [Responder]

  9. Mariana, me tira uma duvida. Sei que vc tem um kindle, como é a leitura de PDF nelo e no Kobo, qual o melhor para esse tipo de arquivo.
    Abraço Pedro

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Pedro,

    .PDF no Kindle é um arquivo que precisa ser convertido pra poder ser lido. No caso, dependendo da formatação do .PDF, essa conversão pode não ficar tão boa. Dá pra ler tranquilamente, mas algumas formatações do Kindle (por exemplo, fonte e tamanho) não ficam certinhas em alguns .PDFs mais “complicados” (infelizmente, não leio muitos arquivos assim pra saber porque isso acontece).
    No Kobo, como o .PDF é um arquivo compatível, a leitura deve ser como um e-book normal.

    [Responder]

  10. Ótimas indicações e apontamentos! A minha única dúvida fica quanto ao uso de arquivo no formato .PDF. Digo isso pois tenho muitas obras neste formato, sendo que em alguns casos o PDF está no estilo “pesquisável”, mas em outros o arquivo é a obra scaneada, ou seja, não passa de uma mera conversão dos arquivos no formato .PDF. Essa que é a minha dúvida quanto a utilização desses dispositivos (quase todos esses arquivos que tenho decorrem de downloads do 4Shared) e por isso não sei se a qualidade será mantida ou se a tentativa de utilizar um e-reader nesses casos é válida… Abraços!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Lucas,

    eu ACHO (não tenho certeza por não ler muitos .PDFs) que os arquivos que apenas escaneados não terão uma boa leitura nem no Kindle nem no Kobo. Justamente porque eles são apenas imagens dos livros, não são editáveis. Não sei te informar se a conversão que o próprio Kindle faz quando você manda arquivos por e-mail faz com que esse arquivo fique editável e, assim, com uma leitura organizada e válida.

    Os arquivos .PDF que são editáveis são mais fáceis de trabalhar em ambos os dispositivos, já que o Kobo lê esse tipo de arquivo normalmente e o Kindle pode convertê-lo pra .MOBI sem problemas.

    Se eu conseguir alguma resposta melhor sobre isso (vou tentar fazer um teste no meu kindle) te respondo novamente por aqui!

    [Responder]

  11. Bom dia Mariana,
    Estou na dúvida entre os dois por causa dos formatos suportados. Contudo, pelo que entendi em uma das tuas respostas na verdade pouco importa isso, ou seja, posso comprar um Kindle e mesmo assim comprar na livraria cultura, porém teria que fazer uma conversão para ler no Kindle e o mesmo ocorre com o Kobo com relação as compras na Amazon… estou certo? Outra questão, também posso converter os demais arquivos suportados pelo Kobo para ler no Kindle, como por exemplo os cbz (gosto de ler alguns quadrinhos)? Caso positivo penso que o Kindle seria a melhor opção pelo preço. Abraço.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    André,

    muitas dúvidas sobre o formato aparecem lá na loja, realmente. E só me deixam mais na dúvida, rs.
    Porque de acordo com os vendedores do Kobo, mesmo fazendo a conversão dos arquivos ele não lê, por causa do DRM (que é a “assinatura de segurança”, por assim dizer, do e-book).
    Então, entendendo assim, se você comprar um e-book da Cultura e tentar converter pra ler no Kindle, ele não vai ler por causa do DRM. O mesmo vale pra arquivos comprados na Amazon que seriam convertidos pra serem lidos no Kobo.
    E ainda: pelo o que eu entendi, essa trava é uma exclusividade dos Kobo e Kindle brasileiros (mas não sei se isso é verdade).
    O meu Kindle é americano e pretendo levá-lo a uma loja pra fazer um teste.

    E o Kindle não lê quadrinhos. Os arquivos .CBZ teriam que ser convertidos pra .MOBI, e a leitura não é das melhores.

    [Responder]

  12. De maneira geral! Qual dos dois você me aconselha a comprar? Kindle ou Kobo? Aguardo resposta via email! Obrigado!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Não consigo dar uma resposta boa pra essa pergunta.
    Se você lê mais livros em português, o Kobo, por causa do acervo da Cultura.
    Se você lê mais livros em inglês, o Kindle, por causa do acervo da Amazon.
    Se você lê quadrinhos, o Kobo.
    Se você gosta de ouvir música enquanto lê, o Kindle.
    Se você gosta de customizar com capas e cores diferentes, o Kobo.
    Se você prefere pensar em preço acima de tudo, o Kindle.

    [Responder]

    Pedro Hiago Freitas

    Obrigado! Acho que vou ficar com o Kobo!

    [Responder]

  13. Mariana,
    Estou viajando para NY agora em janeiro e gostaria de comprar um kindle paperwhite ou um kobo glo. Posso usar estes normalmente aqui no Brasil? Ouvi que o Kindle, precisaria ser uma versão internacional para ser usado aqui. É verdade? E o que é esta versão internacional?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Pode usar os dispositivos internacionais normalmente aqui, Mauro.
    Assim, essa coisa do Kindle ter que ser internacional era verdade antes porque só existia a versão internacional. Mas agora já está sendo lançado aqui no Brasil. Então ambas as versões podem ser usadas tranquilamente aqui.

    [Responder]

  14. E quanto a livros grátis?
    Tenho dúvidas se no caso eu consigo baixar um livro nos formatos específicos e colocá-los em ambos aparelhos?
    Sei que isso pode ser considerado pirataria, mas o que eles roubam dos nossos bolsos com livros virtuais mais caros do que os de papel.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Se estiverem em formatos compatíveis, os livros grátis podem ser lidos sem problema algum.

    [Responder]

    Maria Eugenia

    Oi Mariana,
    Eu estou pensando em comprar o kindle versão simples vendida agora no Brasil, somente para livros, mas gostaria de saber se eu conseguirei comprar os livros em inglês e espanhol da loja americana, ou estou acorrentada a loja online brasileira, com bem menos opções?
    Pois neste caso, talvez seja melhor comprar o kobo da livraria cultura.
    Obrigada

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Maria Eugenia,

    pelo o que eu entendi dá pra fazer compras nas outras lojas da Amazon sim, não precisa ser necessariamente na brasileira. Se eu não me engano eles puxam seu cadastro de uma loja da Amazon para todas as outras. Mas não tenho certeza disso, já que minha conta (e meu Kindle) são americanos e eu não pretendo tentar mudar para o site brasileiro.

    [Responder]

  15. Oi Mariana, tudo bem?

    Estou analisando os prós e contras do Kobo e do Kindle… acontece que leio muito em PDF (o que me levaria a optar pelo Kobo), mas também leio muitos livros em inglês/francês, e sei que os preços da Amazon são tentadores… Qual seria a melhor escolha??? Me ajuda???

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Thays,

    eu indicaria pra você dar uma olhada no acervo da Cultura de livros em outras línguas. Como livros internacionais normalmente são mais baratos, talvez a diferença entre os preços da Amazon não seja tão grande, e aí valha mais a pena comprar o Kobo.

    (:

    [Responder]

    Mari

    Olá!
    Adorei sua comparção e as respostas. Me ajudou muito.
    Só queria acrescentar aqui, uma informação dada pra mim
    Pelos funcionários da cultura, fui informada que o lobo não é compatível com pdf.
    E que teria as mesmas dificuldades pra leitura que encontradas no kindle.

    [Responder]

    Thais

    olha, eu fui ontem a uma livraria Cultura e o funcionário me disse que o Kobo é compatível com pdf – não vai ter as mesmas funcionalidades que um e-book teria, mas é possível ver um arquivo .pdf. Temos então que investigar melhor essa informação…

    [Responder]

  16. Grande dúvida:
    No Kobo, para passar arquivo do computador para ele, devo ter o Calibre tanto no computador qto no Kobo ou só no Kobo e a conversão é automática para o formato compatível? Como baixar o Calibre no e-reader?

    se eu tenho um arquivo em pdf ou doc, o Calibre converte para EPUB? É possível a conversão antes ou ao passar o arquivo para o e-reader (Kobo)?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Paloma,

    pra converter arquivos você precisa necessariamente do Calibre no seu computador. O Kobo não faz essa conversão automaticamente e nem dá pra instalar o Calibre no próprio dispositivo.

    O Calibre converte sim arquivos PDF e DOC para EPUB, mas a conversão deve ser feita ~antes~ de se passar o arquivo para o Kobo.

    [Responder]

  17. Oi, Mariana

    Vc saberia me informar se o Kobo possui dicionário?
    obrigado

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi Felipe!

    O Kobo tem dicionário sim, assim como o Kindle. E qualquer dicionário comprado também funciona automaticamente durante a leitura! (:

    [Responder]

  18. Olá Mariana, tudo bem?
    Vi seu site aqui e achei bem interessante… Queria tirar uma dúvida sobre os e-readers… Eu gosto bastante de mangás(e baixo muitos pela internet, então seria facilmente convertidos em .pdf, .jpg, etc)…
    Eles lêem este tipo de arquivo? Alguns são coloridos…
    Eles lêem arquivos coloridos? Como fica a visualização? E quanto ao zoom? É possível dar zoom? Obrigado. Abraços!!!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Leandro,

    o Kobo é melhor pra ler mangás e HQs, mas não como arquivos de imagem, e sim convertidos em arquivos .CBR
    Mas é só preto e branco, nada colorido. É possível dar zoom sim, só não sei dizer se somente em arquivos .CBR ou sendo .JPG ou .PDF também dá.

    [Responder]

    Alexandre Mandarino

    Oi, Mariana. O arquivo .CBR é apenas um arquivo .RAR contendo várias imagens escaneadas. O mesmo vale para o .CBZ, só que este é um arquivo .ZIP. Eles são apenas renomeados (na mão, mesmo). Logo, é como abrir uma pasta de imagens.

    [Responder]

  19. algum deles traz dicionario? eu posso comprar aqui no Brasil livros em ingles na Amazon por um preço bem acessivel, não precisa pagar impostos?
    os dois são em preto e branco?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Sim, os dois tem dicionários embutidos, e você pode comprar em todas as línguas.
    Sim, não paga imposto, primeiro porque é livro digital, segundo porque livro não paga imposto.
    Sim, os dois são em preto e branco.

    [Responder]

  20. Adorei o Comparativo, estou de olho no kobo a um tempo, mais o que me desanima é o preço, que não pago de jeito nenhum, prefiro um tablet pelo preço que estão cobrando, e olha que ele é 99 dólares ou 99 euros, o kindle que estão vendendo aqui é 69 dólares, mais o post ajudou bastante.

    [Responder]

  21. Mariana

    Boa noite!

    Embora, com todas estas informações úteis prestadas por você, eu ainda não tenha me decidido sobre qual dos dois comprar, gostaria de saber mais uma coisa a respeito desses readers: você pode ler somente na vertical ou eles permitem que a leitura seja feita também na horizontal, como alguns tablets, bastando apenas girar o aparelho que o texto ou a imagem acompanham?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Não, Carlos, a leitura tanto no Kobo como no Kindle é feita apenas na vertical!

    [Responder]

    Carlos Gama

    Agradeço o retorno, Mariana.
    Imagino que, para que possa ler com clareza, deve-se correr o texto na tela, na horizontal, a cada linha. Como acontece com os textos mais expandidos, nos jornais on-line, na tela do computador.
    Indo a S~]ao Paulo vou procurar ver in loco, com um destes nas mãos.

    [Responder]

  22. Olá Mariana, faço EAD – Faculdade a Distancia. Posso baixar os textos de estudo emitidos na página da Faculdade para o Kobo ou para o Kindle, ou qual desses seria a melhor opção.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi, Jailson.

    Como os textos de sua faculdade provavelmente são em PDF, o Kobo seria a melhor opção, por ler esse formato sem precisar converter. Além disso, creio que o acervo da Livraria Cultura para livros mais técnicos, de faculdade e tal, seja maior do que o da Amazon.

    [Responder]

  23. Mariana, adorei a comparação dos e-readers, mas mesmo assim tenho algumas dúvidas..
    Li várias reclamações sobre o Kobo ficar lento após algum tempo de uso, e ter o problema de travar. Mas tb li que o Kindle é ruim pois não suporta muitos tipos de formatos.
    Você sabe se as reclamações sobre o Kobo são em 100% dos casos ou casos isolados? E se é muito trabalhoso converter os arquivos para o formato que o Kindle suporta. :)

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Olha, trabalho na Cultura e só vi casos isolados de problemas no Kobo, de qualquer tipo. O pessoal anda bem satisfeito, pelo menos aqui em Recife, rs.
    E não é trabalhoso converter formatos não, o próprio Kindle converte, via e-mail, alguns formatos, e outros tem programas específicos gratuitos e bem fáceis de usar!

    [Responder]

  24. Ahh, isso ja esclarece bastante :) mas tenho mais duas perguntas: livros baixados gratuitamente em outros sites, se formatados corretamente, sao aceitos no Kobo, mas não no Kindle, certo? E, se vc nao tivesse um ereader e tivesse que escolher um agora, qual seria? rs
    Beijos e obrigada!

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Andreia,

    tanto o Kindle como o Kobo aceitam arquivos de outros sites; é só eles estarem em formatos compatíveis. O que não dá pra fazer é comprar/baixar diretamente nos dispositivos de outros sites sem ser os oficiais do Kindle/Kobo. Mas conectando-os no computador, você pode colocar qualquer arquivo neles.
    Poxa, que pergunta… Olha, eu escolheria o Kindle pela questão dos preços: tanto do próprio dispositivo quanto dos livros. Os e-books em português são muito caros, na minha opinião. Não dou o preço de um livro físico em um livro digital. A Amazon tem MUITA vantagem nesse aspecto.

    [Responder]

  25. A Amazon brasileira é muito ruim. O preço dos livros digitais quase chega ao preço dos físicos. E o pior ainda é que o mesmo livro (isso em inglês), que é vendido na site da Amazon brasileira, é mais barato se comprado em dólares no site americano. Isso eu posso dizer pois estava a procura de um livro e após pesquisar, notei essa divergência de preços. Por essa razão, após migrar minha conta para a amazon. com.br,. voltei novamente para o site americano.
    Enfim, muito triste para o Brasil.
    Sergio

    [Responder]

  26. bom, comprei um kindle paperwhite, e permitam-me acrescentar algumas informações sobre esse modelo:

    lê pdf nativamente;
    é possivel ler na horizontal ou vertical;
    totalmente touch, sem nenhum botão;
    possui luz propria, que pode ser desligada e diminuída ou aumentada em varios niveis de intensidade.

    estou bem satisfeito com a aquisição e recomendo :)

    [Responder]

    andrei

    Vc sabe dizer se qualquer livro convertido para mobi e compativel com o kindle? Ele só livros originais? Como é a qualidade da conversao de epub para mobi?

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Ele lê livros convertidos também.
    A conversão deixa a diagramação um pouco ruim, os capítulos não ficam tão bem divididos, mas não deixa a leitura ruim.

    [Responder]

  27. Olá Mariana!
    Estou interessado no novo kindle paperwhite; quero passar meus pdf’s pra dentro dele.. então queria saber se o dicionario em ingles vai reconhecer as palavras do arquivo/livro pdf, assim como ele faz pra arquivos mobi. Não pretendo converter os pdf’s a qualidade fica ruim.

    Att, (:

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi, Leandro.
    Eu sempre converto meus PDFs pra .MOBI, porque por mais que a qualidade caia, acho que o arquivo em PDF fica bem pior.
    Mas já li sobre isso, e as pessoas que utilizam arquivos PDF no kindle afirmam que o dicionário de inglês funciona reconhece sim seu arquivo PDF. O que acontece normalmente é quando os PDFs estão em português. Nesse caso, mesmo que você tenha um dicionário de português instalado, ele não reconhecerá. Não sei se isso tem a ver com qual é a língua utilizada no Kindle ou alguma outra coisa, mas enfim, essa é a informação que tenho. Espero ter ajudado, de qualquer forma!

    [Responder]

  28. Olá, Mariana. Estou pensando em comprar um Kobo e quero saber se ele lê livros baixados gratuitamente no 4shared, Lê Livros, etc.
    Agradeço.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Oi, Marcel.
    O kobo lê sim, só depende do formato.
    É só passar os arquivos pro kobo pelo cabo USB.

    [Responder]

    Marcel

    Obrigado^^

    [Responder]

  29. Mariana,

    Eu estudo para concurso e leio muitas leis em .doc e pdf de cursos on-line. Muitos deles contem tabelas, graficos e esquemas (desenhos, fotos ou figuras que o autor coloca).

    Qual seria o mais indicado para mim?

    Outra duvida. Nos dois é possivel fazer marcações, observações e referências cruzadas com outro arquivo? Por exemplo: lei x art 10, esta relacionado com a lei y art 40…

    Por favor, me ajude… Rsrs

    Abs e parabens pelo forum

    Elio

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Elio,

    os dois dispositivos lêem .doc e .pdf da mesma maneira. E-ink não é a melhor opção para imagens, devo dizer. Se você depende de cores e de figuras com muitos detalhes, talvez um e-reader não seja a melhor opção pra você. Os dois lêem .pdf como uma imagem, então tem que ficar dando zoom pra ver detalhes. Mas esse zoom pode ser bom se você tiver lendo em modo paisagem.
    E sim, nos dois é possível fazer marcações e observações. Só não entendi o que você quis dizer com referências cruzadas. Você quer que a mesma referência apareça em dois arquivos diferentes, é isso? Ou que uma referência cite uma página de outro arquivo? Se for uma dessas opções, não dá pra fazer, em nenhum dos dois dispositivos.
    Uma diferença: O Kobo tem tipo uma “rede social” exclusiva pra quem tem Kobo. Então se você quiser compartilhar uma referência com alguém que tenha Kobo, tem um acesso exclusivo pra isso.
    Mas tanto o Kobo quanto o Kindle compartilham as anotações com facebook e twitter.

    A minha preferência pessoal é pelo Kindle, mas sugiro a você ir numa loja da Cultura testar o Kobo.

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge