Resenha: Why We Broke Up, Daniel Handler

Min Green e Ed Slaterton namoravam. Mas não deu certo. Após o término, Min decidiu juntar todas as coisas significativas do tempo que eles passaram juntos e devolver pro Ed. Todas as coisas, desde o primeiro bilhete, todo amassado deixado no armário do colégio, até os brincos que ele lhe deu de presente. Todas devolvidas. E, com eles, uma carta enorme contando, por meio de cada objeto significativo, o porquê de eles terem acabado. O porquê de não ter dado certo.

O primeiro ponto extremamente positivo desse livro é a edição, o próprio livro. O livro é cheio de ilustrações dos objetos da caixa da Min, feitas pela Maira Kalman. Lindas, dando uma visão melhor dos acontecimentos e da história. O ótimo também é que tudo nesse livro foi inventado pelo Daniel Handler. Os filmes, as músicas, os lugares, tudo inventado. Isso é lindo e é frustrante: como vou poder escutar Hawk Davies se ele foi inventado pra essa história? *chora*

O outro ponto extremamente positivo é a história: uma história bem clichê — quem nunca teve seu coração partido por causa de um relacionamento que não deu certo? –, mas que é contada de uma forma diferente, interessante, mostrando altos e baixos, de uma forma muito real com os toques de perfeição que um relacionamento tem. O que pareceu pra mim desde o começo é que a Min e o Ed nunca iriam conseguir ficar juntos realmente. Se fosse uma história comum, primeiro contando como eles começaram pra depois terminar, não seria tão legal.

E o segundo ponto extremamente positivo me leva ao terceiro: porque uma história bem construída só pode ter uma narrativa excelente. E esse é o caso do Daniel Handler. Ele conta a história pela perspectiva da Min, o que já é interessante por si só, já que não é todo homem que consegue escrever sob o ponto de vista de uma garota adolescente; e ele conta o ponto de vista de alguém falando sobre o porquê de seu próprio relacionamento não ter dado certo. Acredito que esse assunto, se não for bem contado, pode ser chato e irritante demais, o que não acontece nesse caso. Eu até achei a Min um pouco irritante, o Ed um pouco arrogante, mas a história deles dois contada por meio de uma caixa ficou incrível.

Daniel Handler é o mesmo cara que escreveu Desventuras em Série como Lemony Snicket. A Seguinte lançará mais livros dele em breve!

Livro: Por Isso A Gente Acabou

Autor: Daniel Handler

Lançamento: 2012

Editora: Cia. das Letras

Links: Skoob

Classificação: 

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

1 Comentário em Resenha: Why We Broke Up, Daniel Handler

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge