Resenha: Artemis Fowl, Eoin Colfer

Artemis Fowl: um garoto de 12 anos capaz de desvendar os maiores segredos e arquitetar planos incríveis. Conheça-o enquanto ele tenta recuperar a fortuna da família, perdida por causa do desaparecimento de seu pai. Para isso, ele busca um tesouro esquecido pelos humanos: o tesouro das fadas. Mas Artemis tem certeza que ele existe e fará de tudo para encontrá-lo – mesmo que isso signifique uma guerra entre raças de enormes proporções.

Esse primeiro livro do Fowl é bem antigo: de 2001! Acho que a primeira vez que o li foi em… 2005, mais ou menos, e quando li novamente, há dois meses, me surpreendi como se fosse a primeira vez: a genialidade do Artemis, a lealdade do Butler, a determinação da Holly, a magia (literal e não literalmente) do Povo das Fadas e a narrativa fluida e empolgante do Eoin Colfer fazem essa série ser fantástica!

Não posso nem dizer que essa é uma série mais infantil que juvenil porque o Artemis Fowl simplesmente não se encaixa nessa categorização. Não se deixe enganar pela idade dele; esse livro acaba sendo o começo de uma série “criminal-fantástica” (isso existe?) comandada por um “garotinho” de 12 anos.

O que me lembra outro ponto forte do livro: Artemis é o “mocinho” ou o “bandido”? E como ele pode ser o “mocinho” sendo o “menino prodígio do crime”? – e acredite, Artemis não sonha baixo quando se trata de recuperar a fortuna da família. É interessante como tudo aponta para que ele seja o personagem mais cruel e insensível de toda a história (e, na verdade, ele é mesmo na maioria das vezes), mas mesmo assim você não consegue deixar de torcer por ele.

Ok, o Artemis é mesmo o personagem principal da série, mas não posso deixar de falar sobre o Povo das Fadas. Pra mim, o universo que o Colfer criou é o melhor cenário de fadas e outras raças fantásticas! Com uma personalidade bem humana e uma tecnologia incrivelmente avançada, o Povo vive embaixo do mundo humano e tenta ao máximo não se meter com o “Povo da Lama”.

A série Artemis Fowl conta com 7 livros lançados pela Galera Record – o último deles lançado ano passado – e com um oitavo livro a ser publicado nos EUA agora em julho. Série 5 estrelas, vale muito a pena – tem promoção pra quem ficou curioso aí embaixo!

Livro: Artemis Fowl – O menino prodígio do crime

Série: Artemis Fowl #1

Autor: Eoin Colfer

Lançamento: 2001

Editora: Galera Record

Links:Skoob

Classificação:

a Rafflecopter giveaway

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

37 Comentários em Resenha: Artemis Fowl, Eoin Colfer

  1. Fiquei mega curiosa para ler essa série! Já tinha visto você falando sobre Artemis numa caixa de correio e eu já tinha me interessado para ler, mas agora fiquei com muito mais vontade de conhecer melhor a escrita de Eoin Colfer, pois já li um livro dele e adorei. Espero ganhar essa promoção maravilhosa e levar os dois primeiros volumes para casa *sonhando*.

    Beijos!

    [Responder]

  2. Já ouvi muito boas críticas sobre a série e apesar disso, nunca tinha procurado saber algo em relação a Artemis Fowl.
    A resenha me conquistou e se já antes eu tinha aquela pontinha de “quero ler” agora, com certeza, foi para minha listinha de desejados.
    Amo estórias com fadas e fiquei muito curiosa sobre o porque de o Artemis ser o vilão ao mesmo tempo em que é o mocinho. Quero muito ler e espero fazê-lo em breve e lógico, que vou participar da promoção. rs

    ^-^
    Beijo.

    [Responder]

  3. Essa série anda me perseguindo há um tempo. Lembro que na época de lançamento era anunciado como o novo Harry Potter. Acho que deve ser uma leitura divertida, e ando meio carente de infanto juvenil haha

    beijao

    [Responder]

  4. Eu li todos, e me apaixonei por esse mundo *O* falta só o ultimo que saiu ;/ nao tenho nenhum, mas se ganhar/comprar certo que leio todos de novo *O*

    [Responder]

  5. Artemis Fowl foi a segunda série que eu acompanhei. Peguei pra ler logo depois de Harry Potter. Acompanho desde que só tinha 2 livros lançados e acho impressionante como, apesar de ser famosa e de ter 7 livros lançados, pouca gente leu! Ou pelo menos pouca gente que eu conheço 😛 É o tipo de livro que não tem idade, prende todo tipo de público. O encanto, mais que na fantasia, está nos personagens, que são todos exatamente como o Artemis: complexos e duvidosos. Sou completamente apaixonada pelos livros e já li cada um umas três vezes! Me falta só o sétimo agora, e esperar pelo oitavo :)
    Beijocas!

    [Responder]

  6. Estou me coçando para ler essa série há um bom tempo, maaas, falta-me tempo, financiador(haha) e ainda tenho alguns na frente. Sem falar que a minha vontade mesmo é comprar a série em inglês 😀
    Sua resenha me incentivou mais, vou promover a série a uma ‘maior alçada’ hahaha.
    Beijos

    [Responder]

  7. Essa série é muito boa!
    Esse geniozinho do crime realmente consegue ser do mal e ainda assim ter um coração ^^
    Me encantei com ele.
    A tecnologia dos povo das fadas é algo a parte neh.

    Bjus

    Nâna

    [Responder]

  8. Já ouvi falar desse livro mas sinceramente nunca me interessei. Acho que a capa não me chamou muito a atençao. A historia até parece interessante, mas no momento não estou muito para esse tipo de leitura. Bjkss

    [Responder]

  9. Nunca ouvi falar da série! Pela resenha, me lembrou um pouco da série As 39 pistas, da qual li o início do primeiro livro. Mas esse Artemis parece ser realmente empolgante!

    [Responder]

  10. Já faz bastante tempo que tô namorando essa série depois que eu soube que tem fadas, mas ainda não encontrei o primeiro livro em preço que me agrade, eles bem que podiam fazer um kit a preço amigável neh?

    Gostei da sua definição Criminal Fantástica hehehe…mas acho que não existe, mas acho que explica td neh =]

    Bom Fim de Semanaaaa
    Miquilis

    [Responder]

  11. Achei sua resenha pobre demais para explicar a série e até mesmo o primeiro livro, até mesmo pq não sei se reparou, mas Eoin Colfer fez Artemis para ser um anti-herói, então não tem essa de mocinho ou bandido.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Eve, a resenha não é para explicar o livro, tampouco a série. É pra falar sobre o que eu achei da leitura, o que eu senti quando li.

    Essa coisa do anti-heroi realmente faz mais sentido do que minha explicação de mocinho ou bandido, obrigada! (é, eu não tinha reparado xp)

    [Responder]

  12. Faz tempo que tenho vontade de ler essa serie, mais nunca tive a chance. Mas fiquei realmente impressionada ao saber que os livros já foram lançados a tanto tempo :O
    Acho a estória do livro bem interessante, e tenho muito interesse em conhecer mais!
    Beijos, adorei a resenha :*

    [Responder]

  13. Sempre tive vontade de ler essa série, só não fiz isso até agora por que são muitos livros e eles não são muito baratos, mas mesmo assim quero ler um dia.
    Esta mistura de história policial e fantasia é algo que me atrai bastante para essa série. Estou curiosa para saber como o mundo das fadas é descrito pelo autor e como Artemis participa desse mundo.
    O protagonista ser uma criança anti-herói superinteligente me deixa ainda mais curiosa. Acho que vou gostar muito desses livros quando tiver a oportunidade de lê-los.

    [Responder]

  14. Tem tipo ANOS que eu tô querendo ler esse livro. A primeira vez que me interessei por ele eu deveria ter, sei lá, 14 anos de idade? O que me atraiu de primeira foi a capa do livro, e na época eu tava super interessada em histórias fantásticas, séries e tudo o mais (até porque era a época em que eu tava viciada em Harry Potter, hehe). Mas, por alguma razão, eu nunca cheguei a comprar o livro. O que é engraçado, sempre que ia a uma livraria ficava namorando o livro, mas não tomava a iniciativa de pedir de presente ou de juntar a mesada pra comprar. O tempo foi passando e eu me desencantei com esse tipo de história… Mas sei lá, acho que o desejo que ficou daquela época é tão forte que até hoje, independente do público ser juvenil, eu ainda quero ler esse livro :) Então resolvi procurar por resenhas…

    Gosto muito de tema como fadas e seres sobrenaturais, mas quando a história é bem arquitetada. Apesar de eu achar exagero o fato do garoto ter 12 anos de idade, toda essa possibilidade de que as fadas não são tão boas assim e um pouco da ganância que tem nesse garotinho, bom, isso tudo me chama a atenção e me faz ter mais vontade de conferir a história, não importa quanto tempo passou ou a idade que tenho agora.

    Gostei demais da resenha, gostaria ainda de poder conferir o livro antes que eu passe dessa vida sem nunca ter lido ele 😛

    Abraços!
    Cynthia recently posted..SORTEIO | Bota Fora #1 – Diário de uma paixão

    [Responder]

  15. Eu tenho e já li os primeiros 3 livros da série e também daria 5 estrelas. Se você não soubesse que Artemis tem 12 anos, acho que jamais adivinharia, devido ao comportamento do garoto. A melhor personagem pra mim é a Holly, acho ela super divertida!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge