Filme: The Hunger Games | Jogos Vorazes

Hoje fui assistir The Hunger Games no cinema, e senti vontade de compartilhar minha opinião aqui. Nunca falei de filmes aqui porque não tenho conhecimento técnico suficiente pra fazer um bom comentário, mas decidi falar simplesmente sobre o que eu achei do filme, principalmente no tocante à adaptação do livro em filme.

Acho que o ponto mais positivo do filme em relação ao livro é sair da perspectiva única da Katniss. O livro todo é narrado por ela, e no filme mostra um pouco da perspectiva do Capitol, também. Comecei até a pensar numa side story contada por um morador do Capitol, vendo a Katniss na arena e vivendo seus próprios conflitos. Não tive criatividade pra seguir a história, mas acho que seria legal. Porém, esse ponto positivo também tem um lado negativo: o filme não tem uma “narração” da Katniss, então a perspectiva dela fica muito vaga, somente com os olhares e a interpretação da Jennifer Lawrence.

Por falar na Jennifer Lawrence, eu gostei dela. Não é a Katniss perfeita, lógico – principalmente por causa das feições redondas da Jennifer -, mas o porte dela é muito bom e a voz dela foi minha grande surpresa. Não esperava uma voz tão forte; taí uma coisa que eu realmente gostei e realmente achei que combinou com a personagem. No mais, sinceramente, não tenho como dizer se a interpretação dela foi boa ou ruim. Aos meus leigos olhos, foi boa.

O Josh Hutcherson, assim como o Peeta do livro, não conseguiu me ganhar. Então acho que a atuação dele foi boa, né? O Gale mal aparece, mas eu gostei muito da cena dele com a Kat na floresta. Acho que o filme conseguiu passar muito bem a relação dos dois. Já a relação da Katniss com o Cinna, pra mim, ficou extremamente falha. Não consegui ver de onde eles dois criaram um vínculo tão forte. O mais foda de todos pra mim foi Donald Sutherland como Presidente Snow. Acho que pra quem não leu o livro a presença dele não foi tão forte assim, mas maaan, me arrepiava toda vez que ele estava em cena! Mal posso esperar pra vê-lo no segundo filme!

Sobre as mudanças no roteiro, não sou boa com detalhes, mas tiveram duas mudanças que eu realmente lembrei logo que vi e que realmente me chamaram atenção. A primeira foi como o pin do mockingjay aparece no filme; pra mim essa mudança foi totalmente desnecessária. A segunda foi a parte com a Rue; mas essa mudança eu entendo, já que o livro é bem descritivo e provavelmente não queriam aumentar a faixa etária do filme. Provavelmente muitos outros detalhes foram mudados e adaptados de um jeito meio estranho, mas minha memória é pessima.

Achei uma boa adaptação, principalmente por mostrar mais do que apenas a perspectiva da Katniss. As partes do Capitol são interessantíssimas, principalmente ass críticas potentes à nossa sociedade e ao modo opressor dessa distopia.

Filme: The Hunger Games

Ano: 2012

Diretor: Gary Ross

Produção: Lionsgate

Links: IMDb | Resenhas dos livros: Jogos Vorazes e Em Chamas

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

2 Comentários em Filme: The Hunger Games | Jogos Vorazes

  1. Oii Mary!!
    AMEI esse filme, eu esperava que fosse ser bom, mas foi super fiel ao livro!
    Uma das coisas de que gostei bastante foi as cenas do distrito 12, em que mostra a população — achei genial e retratou como era a situação da população para quem ainda não leu os livros. Outra coisa de que gostei bastante foi a simbologia usada nesse livro: o vídeo sobre a revolução, os gestos, a música, os discursos. Achei ótimo!
    Beijos!

    [Responder]

  2. Oie..
    Bom dia!

    Ainda não vi o filme pq quero ler o livro antes…
    Mas acho q não vou conseguir ler o livro tão cedo…
    E ai começo a pensar em ver o filme antes de ler o livro!
    Seguirei neste dilema un bon tempo eu acho!
    UAHuauhahuahuha…

    Li o posto mas fiquei perdida, já que conheço nada dos personagens…
    Então quando eu ler o livro ou assistir o filme venho comentar denodo pra dizer o q eu eu achei!
    UAHuauauh…

    Beijaum

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge