Resenha: Juliet Immortal, Stacey Jay

A história de amor de Romeu e Julieta não é bem como o mundo conhece. Romeu matou Julieta para ser imortal, virando um Mercenário: uma pessoa guiada pela “Escuridão” que precisa separar almas gêmeas. Mas Julieta também tem uma missão: salvar as almas gêmeas da escuridão de Romeu, sendo guiada pela “Luz”. Mas dessa vez, no corpo da adolescente Ariel Dragland, as coisas parecem estar um pouco diferentes.

Eu não sabia o que esperar desse livro. Desde que eu vi pela primeira vez a capa original (essa mesma), fiquei curiosa por causa da frase sobre ser uma farsa, fiquei pensando em como a autora iria desconstruir toda a história de Shakespeare. Esse foi um livro que classifiquei no skoob como 4 estrelas querendo classificar como 3.5.

Pensando bem, acho que o que mais me desconsertou foi justamente essa frase da farsa. Durante todo o livro eu ficava tentando entender como a autora iria desconstruir o clássico, e acho que acabei me decepcionando no final. Acabei achando a versão da autora estranha, mesmo considerando a história boa. O final é satisfatório e eu gostei bastante da teoria da autora. De um modo geral, eu realmente gostei, mas não consegui não ter uma sensação de estranheza durante toda a leitura.

Preciso comentar sobre os personagens: a narrativa é em primeira pessoa, pela perspectiva da Julieta, e mesmo tendo vivido por séculos, ela continua sendo uma adolescente imatura (não consigo entender isso). Ela é extremamente amargurada e, pra mim, não passou a sensação de ser forte. A mulher da capa é a cara (na verdade, o jeito) da personagem. Romeu parece ser mais seguro de si e mais estruturado. Os outros personagens são totalmente típicos de um YA adolescente (poderia até ser feito uma história com eles sem o aspecto sobrenatural =p).

Recomendo se você gosta de romance. É bem forte durante todo o livro, e toda a amargura e o sentimento da Julieta é extremamente bem narrado. O romance (não o casal, mas o sentimento em si) do livro é o ponto forte dele. Tem vários quotes “pra desgustação” lá no Citações de Livros! 😉

Livro: Julieta Imortal

Autora: Stacey Jay

Lançamento: 2011

Editora: Novo Conceito

Links: Skoob | Quotes no Citações de Livros

Compre: Cultura | Saraiva

Classificação:

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

6 Comentários em Resenha: Juliet Immortal, Stacey Jay

  1. Não sei bem o que pensar sobre esse livro, não sei bem se quero ou não lê-lo. Esse é um daqueles livros que só vou ler se um dia ganhá-lo em alguma promoção ou comprá-lo quando o preço estiver muito bom.
    Tenho um pé atrás com qualquer tipo de “reconstrução” de um clássico da literatura. A ideia de ver os famosos personagens criados por Shakespeare com personalidades diferentes não me atrai muito.
    Pode ser que eu goste do livro por causa do romance, mas do tema em si eu não gosto muito, acho que também sentiria a sensação de estranheza que você sentiu durante a leitura.

    [Responder]

  2. Concordo com o seu primeiro comentarista, que disse que tinha um pé atrás “com qualquer tipo de “reconstrução” de um clássico da literatura”. A história de Romeu e Julieta vive no imaginário coletivo há séculos, e você precisa de uma potência literária muito notável pra conseguir desconstruí-la de maneira interessante. Em nível mais pessoal, eu não gostaria de ser conhecido como “o escritor que contou um outro lado da tragédia de Shakespeare”, como se aproveitasse a fama do autor inglês pra fazer a minha carreira literária decolar… Eu preferiria mil vezes ser aclamado por uma história 100% minha.

    Assim e por outros motivos, Julieta Imortal não vai ser uma leitura que farei tão cedo. Recebi o livro da Novo Conceito, mas ele já está há bastante tempo na estante, esperando e esperando…

    Beijo!
    Robledo
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/
    Robledo Filho recently posted..1 Ano de Livros, Letras e Metas – Mudanças no blog

    [Responder]

  3. Difícil dizer o que esperar do livro. Por ser uma reconstrução do clássico e por ter elementos das atuais histórias que acabaram se tornando um tanto quando irritando na minha opinião, como a mocinha chata e todo aquele papo de aura.
    A cada resenha que leio mudo de opinião sobre este, uma vez que as críticas estão bem divididas entre negativas e positivas e a cada vez mais adio a leitura de Julieta Imortal.
    Como tem outros na lista na frente deste, esperarei mais para tirar minhas próprias conclusões. rs

    Beijo.

    [Responder]

  4. Algumas resenhas me desanimaram, outras me deixaram curiosa… Não sei ainda se quero MUITO ou não ler esse livro, mas sei que ele está na minha lista e, surgindo a oportunidade, lerei! \o/
    Quando vi a capa pela primeira vez, também fiquei curiosa com essa farsa que eles colocam, ainda mais sabendo que eu não sou lá a maior fã de Romeu e Julieta. Pois é. Eu vi Cartas para Julieta e sempre tive essa fantasia por Romeu e Julieta, mas dei uma lida na história (nem lembro onde) e… Sabe quando a gente não fica convencida? Fiquei assim! Então espero que o livro me faça refletir mais sobre a minha opinião!

    Beeijo! ;3

    [Responder]

  5. Oi, Mary!
    Não li ainda este livro e estou um pouco com o pé atrás com relação a ele já que as resenhas sobre ele são bem controversas e tenho medo de comprar e não gostar, mais em breve vou comprar e dar uma chance a ele já que sua resenha está como sempre maravilhosa.:)

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge