Resenha: Ape House | Sara Gruen

Isabel Duncan é uma pesquisadora da linguagem. Ela trabalha com bonobos, vive com eles, considera-os sua família, adora-os. John Thigpen é um jornalista que, sinceramente, não anda no melhor momento de sua carreira. Thigpen entrevista Isabel e conhece um pouco de sua convivência com os bonobos dias antes de um horrível atentado contra os animais, que acaba resultando na “libertação” dos bonobos. (Quase) Juntos, Isabel e John tentarão tirar os bonobos da escusa exploração que eles vivem depois do atentado.

Nunca gosto muito dessas “sinopses” que eu faço no começo das resenhas, mas essa ficou realmente meia-boca. O fato é que esse livro abrange muito mais do que simplesmente a luta da Isabel e do John por causa dos bonobos. Esse livro fala da vida da Isabel, da vida do John, da vida da Amanda – esposa do John, da vida de MBongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola – os bonobos. E faz uma dura crítica à sociedade atual e sua ignorância.

Eu não li “Água para Elefantes”, que foi o primeiro livro da Sara Gruen publicado aqui, mas adorei ter tido a chance de ler “A Casa dos Macacos”. A escrita da Sara é bem fluida, por vezes divertida, muito emocionante. É muito interessante ver a relação da Isabel com os bonobos, e a relação deles entre si também. A autora conseguiu criar uma situação completamente absurda e, ao mesmo tempo, incrivelmente possível, colocando uma boa dose de crítica social durante todo o livro.

A única coisa que eu não gostei (na verdade, foi mais algo como ‘foi diferente das minhas expectativas) foi que a sinopse, e até o livro mesmo, passam a sensação de que a Isabel e o John têm uma ligação mais forte – não digo nem romance, mas mais interação mesmo. O que não acontece. E mesmo a ligação do John com os bonobos é menor do que parece. Quando comecei a ler o livro, pensei que eles “lutariam” juntos pelos bonobos. Eles lutam, mas separadamente durante quase todo o livro.

De todo modo, recomendo muito. A narrativa da autora é muito boa, a história é emocionante, real e inteligente, e o tratamento da Editora Record é muito bom.

Livro: A Casa dos Macacos

Autora: Sara Gruen

Lançamento: 2011

Editora: Record

Links:Skoob | Quotes no Citações de Livros

Classificação:

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

8 Comentários em Resenha: Ape House | Sara Gruen

  1. Oi Mary!
    Eu li Água para Elefantes e gostei muito, mas confesso que não estava com vontade de ler Casa dos Macacos. Sua resenha, que está linda, me fez mudar de ideia. Vou colocar na listinha.

    Beijos 😉
    Livros e blablablá

    [Responder]

  2. Sabe aqueles livros que vc não tem vontade nenhuma, mas nenhuma mesmo de ler? Então, os da Sara Gruen são assim pra mim. Não tenho vontade nem de assistir ao filme de Água para Elefantes.
    Não sei se é pq os livros dela tem essas ligações com animais e eu não tenho nenhuma ligação com animais, mas sei lá, não me desperta interesse nenhum. .-.
    Mas uma coisa que eu gosto, é livro que tem crítica social, e bem colocada. Dá gosto de ler.
    Bj!

    [Responder]

  3. Já tinha visto esse livro antes, mas não tinha me interessado muito por ele. Não gostei muito da capa e a sinopse também não me atraiu, por isso não sei se vou chegar a ler esse livro algum dia.
    É realmente ruim que os personagens principais não lutem juntos pelos bonobos, sei que isso vai acabar me incomodando durante a leitura.
    Estou curiosa para saber quais são as críticas que a autora faz à sociedade nesse livro, mas confesso que esse é único ponto que me interessa no livro.
    Também não li “Água para Elefantes”, mas tenho mais interesse nele do que em “A Casa dos Macacos”.

    [Responder]

  4. Então que eu nunca nem tinha lido a sinopse desse livro! =O E, ao contrário do que acontece com Água para Elefantes, que eu tenho vontade de ler e já está na minha estante à minha espera, não fiquei muito curiosa por esse aí não… Não sei se tem muito a ver com esse negócio dos bonobos, que eu morro de dó de ver/ler/ouvir falar de animais sofrendo e essas coisas, mas não sei, não teve nada que me prendesse a atenção. Acho que esse é aquele tipo de livro que eu gostaria de ouvir alguém me contando a história toda, sem eu mesma ler, sabe? Quer dizer, você não sente isso com alguns livros? Não me diz que eu sou a única assim! =O

    Mas eu gostei bastante da sua resenha!
    Beeijo! ;3

    [Responder]

  5. Sua resenha está muito boa, mas parece ser um livro com o enredo bem diferente dos atuais, mas não me conquistou… Nem para ter um romance. :~
    Talvez seja só a falta de costume de ver um tema assim.
    A capa, assim como a sinopse, pouco me atraiu. :s

    Beijo.

    [Responder]

  6. Eu li a Casa dos Macacos e me decepcionei. Achei que uma autora que se envolve tanto com os bonobos iria escrever um livro sobre o comportamento deles comparando esse comportamento com o dos humanos (pois o livro conta uma história de humanos, não de macacos), mas ela não faz isso. O envolvimento dela é só baseado no lance da linguagem. Isabel devia ser uma mulher bonoba. E depois, pô, passei o livro todo achando que a Isabel ia acabar com o John, mas não acaba, e no final ele volta pra chata da mulher dele de novo? Ah. Final meio brochante, achei.

    [Responder]

  7. Acabei de ler um spoiler do livro droga!
    Não tenho muita cabeça pra ler livros que “querem dizer” outras coisas.
    Tipo, usam figuras de linguagem pra fazer criticas pra sociedade e tudo mais.
    Mas, como está comprado, lerei, nem q leve a eternidade. E vai, ele nem é grande…
    Não está na minha lista dos “pra já”, mas vem logo em seguida!
    Gostei bastante de “Água para elefantes” e por isso acabei comprando esse.
    Espero que eu acabe gostando!

    Beijaum

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge