Resenha: Buio | Elena P. Melodia

Alma é uma adolescente que tem a sua vida mudada por um caderno roxo. Ao ser atraída sem razão aparente para a pequena lojinha e para o caderno, que pareceu chamar por ela, Alma o compra, sem saber o que ele realmente pode fazer. E quando descobre, ela fica apavorada, pois após acordar de sonos atribulados e cheios de pesadelos, ela lê no caderno assassinatos sendo descritos – com a letra dela, no caderno dela. E isso é só o começo da verdadeira onda de situações extremamente estranhas que começam a acontecer ao redor dela.

O título desse livro faz jus ao conteúdo. A escuridão permeia o livro praticamente todo, praticamente não traz respostas pras coisas que acontecem. Esse é um dos pontos que me faz não gostar tanto desse livro, apesar de entender que a autora pretende fisgar o leitor. Eu gosto de livros que deixam coisas para os outros livros da série, mas esse livro é todo sem respostas. Um ponto positivo é que a narrativa da autora é boa, o que faz com que o livro não seja extremamente maçante, mesmo que em toda a história você espere por pelo menos alguma resposta, que nunca vem. Apesar disso, a trama é boa e pretendo ler os outros livros para saber mais (alguma coisa) desse mundo que a Elena criou, que parece ser muito interessante.

O que me fez realmente não gostar desse livro foi a Alma. Pra mim pareceu como se ela fosse uma garota que quer se fazer de forte e que super sabe o que quer, mas que na verdade está totalmente perdida. Achei as atitudes dela meio contraditórias e acabei não conseguindo me identificar com nada sobre ela. Confesso que ela é uma personagem bastante diferente do que se vê atualmente, e isso pode ser um ponto positivo pra quem gosta de histórias diferentes, mas pra mim, pelo menos nesse primeiro livro, a personagem não “vingou”.

Essa é a capa da primeira edição, que é a capa original, mas a Suma de Letras lançou uma segunda edição (ou tiragem, não sei dizer) que é bem tosca (e é a que eu tenho…). A série continua com Sombra, o segundo livro, e pra fechar a trilogia creio que será Luz, ou algo do tipo. Eu gosto bastante dessa “ascenção” dos títulos e espero que a série melhore, pois foi um livro bem mediano pra mim, apesar de ter muito potencial.

Livro: Escuridão

Autora: Elena P. Melodia

Lançamento: 2010

Editora: Suma de Letras

Links: Skoob

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

3 Comentários em Resenha: Buio | Elena P. Melodia

  1. Me interessei pela sinopse desse livro desde que o vi, acho que isso aconteceu por que de alguma forma a sinopse me lembrou o mangá Death Note (que é um dos meus favoritos!), acho que a semelhança realmente é a existência desse caderno em Escuridão.
    Nenhuma das versões de capas desse livro me agradou, não achei nenhuma das duas bonita, mas acho que compraria esse livro pela sinopse.
    Que pena que você não tenha gostado da protagonista da série, apesar de que você pode acabar gostando um pouco mais (ou menos) dela nos próximos livros da série. É mesmo ruim quando não nos identificamos em nada com a personagem principal de uma história.
    Também é ruim que o livro não tenha nenhuma resposta, principalmente por que seria muito bom saber mais sobre a origem do caderno e como ele funciona.
    Gostei dos títulos dos livros da série, resta saber se todos combinam com o que se passa na história.
    Enfim, fiquei curiosa para ler esse livro, mas não muito animada para fazer isso.
    Gostei da sua resenha e do modo como expôs sua opinião sobre o livro.

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge