Resenha: Ahmnat – Os Amores da Morte

“Destino sabia que eu adorava me apaixonar. Quem não gosta? Por mais que um amor machuque muito, nós sempre estamos aptos ao próximo. Quem não se atira aos braços da liberdade com aquela sensação deliciosa de sentir e saber que alguém no mundo lhe adora? (…) Poderia dissertar horas sobre o amor, mas seria uma repetição do óbvio e não temos muito mais tempo.”

Ahmnat era uma garota pobre egípcia que, após perder todo o sentido de sua vida, pede a morte nos seus últimos momentos de vida. E vira a própria Morte. Ela agora controla todas as almas do mundo, tem poderes inimagináveis e vai aprendendo os mistérios do mundo e do seu “trabalho” enquanto exerce seu poder pelo mundo. Enquanto ela controla a morte, Destino controla (ou tenta) as vidas das pessoas. Ao conhecer Ahmnat, uma pessoa que conseguiu mudar seu próprio destino, sem seguir o que ele havia traçado para ela, Destino faz uma aposta com ela: ele criará dez mortais, feitos especialmente para Ahmnat: caso ela se apaixone por algum deles, Destino ganhará a aposta e ela virará mortal de novo, para ter seu destino reescrito; caso Ahmnat vença, Destino é que voltará a ser mortal para a Morte busque-o pessoalmente.

Não sei por onde começar, então começo dizendo que esse livro está na minha lista de favoritos. Foi uma incrível surpresa. A sinopse é muito interessante, e logo que a li quis ler o livro, mas nunca imaginei que iria me surpreender tanto. Desde o início a história tem um clima sombrio, um suspense que dura o livro inteiro, uma narrativa cada vez mais empolgante.

A história tem a perspectiva da Ahmnat de dois jeitos diferentes: tem ela contando toda a vida dela, desde antes de se tornar Morte, em primeira pessoa, e tem ela nas “pausas” dessa história, que ela está contando a um rapaz, em terceira pessoa. Eu gosto muito de narrativas assim, meio que uma visão de presente e passado; me faz refletir mais nas consequências das ações dos personagens e as teorias rolam soltas na minha cabeça! E como ela é a Morte e controla todas as almas mortais, com a onisciência dela temos uma visão bem ampla de todos os personagens que aparecem.

Todos os personagens me surpreenderam demais: a própria Ahmnat, Destino, o Maldito e Estrela-da-Manhã são incríveis. Assim que terminei de ler a última página eu chorei, não porque é dramático ou algo do tipo, simplesmente porque é incrível demais. As relações entre eles são algo que entraram na minha cabeça de uma forma que estou até agora confabulando os detalhes. Os amores da Ahmnat são também incríveis: a forma como ficção e realidade se misturam despertou minha curiosidade por cada detalhe oferecido (confesso, O Poeta é meu preferido. Achei impressionante.) e eu vibrei com cada encaixe perfeito.

Além dos personagens, a narrativa e as descrições não deixam nada a desejar. O autor conseguiu manter o suspense, a força, os detalhes e os sentimentos durante todo o livro. Eu adorei como eu consegui imaginar claramente tanto as cenas de carnificina quanto as de ternura e amor. A Ahmnat passa por muita coisa terrível e muita coisa prazerosa, e é muito interessante ver como o autor manteve o mesmo nível pra ambos os tipos de cena: todas são fortes e detalhadas, sem perder o suspense e sem se perder na história, também.

Ou seja, RECOMENDADÍSSIMO! Literatura nacional de extrema qualidade! História e fantasia, ficção e realidade de mãos dadas nesse romance incrível. Aposto muito no sucesso dessa nova série!

Livro: Ahmnat – Os Amores da Morte

Autor: Julien de Lucca

Lançamento: 2011

Editora: Gutenberg

Links:Skoob

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

10 Comentários em Resenha: Ahmnat – Os Amores da Morte

  1. Nossa, eu não imaginava que o livro fosse assim! O_O’ Eu já tinha visto sua capa, mas nem ler a sinopse eu ainda tinha lido! E quase caí pra trás depois que o fiz!
    Nossa, que criativa essa idéia! E a história parece ser bem construída também, né? Entrou pra minha lista de ultra desejados!

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    [Responder]

  2. Estou loucaaaa para ler esse livro!! Tinha visto no skoob e fiquei louca por ele. Quando vi seus comentários no face, fiquei mais interessada ainda. Quando meu dindin voltar para minha mão, vou ver se compro.

    Beijos
    Ann G .:. anngominho.blogspot.com
    Ann Gominho recently posted..Essa Semana… #26

    [Responder]

  3. Mary, sua resenha ficou ótima!
    Não tinha ouvido falar nesse livro antes de ver sua resenha, mas depois de ler tudo o que você escreveu sobre a história cheguei a conclusão de que preciso ler esse livro.
    Achei a sinopse desse livro muito original, deve ser muito legal acompanhar essa aposta entre Morte e Destino, fiquei super curiosa para saber quem vence a aposta!
    Ahmnat parece ser uma personagem muito interessante, o mais legal é que ela conte sobre a vida dela antes e depois de se tornar a Morte.
    É bom ver que a Literatura Nacional está cada vez melhor! Com certeza quero ler esse livro!

    [Responder]

  4. Acabei de descobrir o livro e já me apaixonei, as boas capas exercem este poder em mim, tive que buscar resenhas e já até procurei preço…
    Fato que vou ler este livro, só não sei qdo pq depende do $.
    Adorei a resenha.

    [Responder]

  5. Amei esse livro,achei de o julien superou diversos autores com essa obra.Nao consigo ver a hora de comprar o segundo livro.Posso facilmente dizer que foi o livro no qual mais me interessei.

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge