Resenha: Tudo o que é Sólido pode Derreter

Quando estabelecemos um sistema de vida muito preciso para nós mesmos, em que gaveta escondemos a nossa essência? Viver não é preciso…

Tudo o que é Sólido pode Derreter conta um pouco sobre a paixão de Thereza com a literatura. Relacionando clássicos da literatura brasileira com sua própria vida, Thereza conta sua história enquanto vai contando um pouco sobre nossa literatura (ou vice-versa). Baseado na série de tv, o livro vai de Gil Vicente e o seu Auto da Barca do Inferno, passando por pelo ultrarromântico Álvares de Azevedo, pelo simbolista Alphonsus de Guimarães e terminando com o poema O Guardador de Rebanhos do Fernando Pessoa, conhecemos o cotidiano de Thereza (uma adolescente normal, em todas as suas complicações e sentimentos) e vemos como a literatura a ajuda a entender os outros e si mesma.

Porque o supérfluo, querendo ou não, é o que nos dá liga, trilhas, caminhos. Somos o que inventamos ser, precisamos preencher nossos espíritos e nossos dias com belezas e aspirações e um pouco de encantamento. Porque nós não acreditamos no Príncipe Encantado, mas não vemos a hora de ele chegar.

Quem me acompanha no twitter já sabe que esse livro foi direto pra minha lista de favoritos e está lotado de tags. Além disso, também foi pra minha lista de “livros que deveriam ser lidos na escola” (acompanhando Cira e o Velho, Olhos de Fogo e Para Crescer). É o tipo de livro que faria os adolescentes gostarem muito de ler, não só porque se identificariam bastante com a Thereza e seu mundo adolescente mas também porque ensinaria literatura de um jeito muito mais gostoso!

Quem acha que flashbacks e narrativas que saltam no tempo, expondo buracos misteriosos e depois preenchendo-os aos poucos são coisas de séries de tevês modernas, como Lost, precisa voltar a José de Alencar e ver como essas técnicas de contar histórias já vêm de bem longe.

É tão legal ler um livro com um personagem bookaholic, gente! Quero mais livros assim! A Thereza dialoga com a literatura e encontra as mais diversas respostas pros seus mais diversos problemas adolescentes nos clássicos da literatura (imagina se ela também lesse os YA contemporâneos? *_*), e é imensamente interessante e divertido ver o quanto ela amadurece ao longo do livro – com ajuda dos livros! As questões adolescentes do livro são bem reais e bem colocadas, sem diminuir ou aumentar nada, e sem aquele tom de que ou tudo é horrível ou tudo é uma maravilha. A Thereza é viajada, curiosa, às vezes estressada, às vezes estressante, sente saudades, ciúmes, vergonha, medo, amor, e tenta lidar com isso da melhor maneira possível – mesmo que às vezes ela não entenda os pais, os amigos ou si mesma.

Você é criança e vive no conforto do seu navio. Daí a adolescência chega e afunda o navio e é assim pra todo mundo. De repente você se vê solto na água com vários botes salva-vidas em volta e tem que escolher um deles pra não afundar. Fazer parte de uma “tribo” é mais ou menos isso.

Não sou muito de botar quotes nas resenhas (juro, pretendo mudar isso! Amo quotes! E ajuda bastante pra ver se o livro é realmente bom, né!), mas nessa resenha tive que botar porque eu marquei MUITAS coisas e vale MUITO a pena! *_* A Leya fez um trabalho muito bom com o livro, mas esqueceu de fazer propaganda, né… Não conheceria esse livro se não fosse meu amigo Gabriel, pois nunca tinha ouvido falar do livro, ou da série!

Livro: Tudo o que é sólido pode derreter

Autor: Rafael Gomes

Lançamento: 2010

Editora: Leya

Links: Skoob | Site da série da TV Cultura

Compre: Cultura | Saraiva

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

17 Comentários em Resenha: Tudo o que é Sólido pode Derreter

  1. Nossa fiquei com muita vontade mesmo de ler. Só o fato de ela ser apaixonada por leitura como a gente faz com que seja impossivel não se identificar.
    Adorei os quotes! Parece ser um livro muito bom. Adoro esses questionamentos e respostas em livros. É por demais curioso que ela busque respostas nos livros.
    Lari recently posted..Just Listen – Resenha

    [Responder]

  2. Adorei… sempre fui fa da serie… com certeza vou comprar…

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Tereza, que bom encontrar outra pessoa que é fã dessa série! Eu também gosto muito de Tudo o que é Sólido pode Derreter e estou louca para comprar o livro!

    [Responder]

  3. Já tinha ouvido falar da série, mas nunca assisti. Agora fiquei surpresa ao saber do livro e gostei muito do seu post. Certamente é um livro que eu leria! Quanto aos quotes, eu particularmente gosto porque assim posso ter uma ideia de como é o texto de determinado livro. É engraçado, quando estou lendo um livro e vejo trechos que dariam um bons quotes eu anoto as páginas em notas no meu celular; é algo que funciona para eu não esquecer!

    Bjs,
    escrevendoloucamente.blogspot.com
    Aline T.K.M. recently posted..FERIADO Livro Filme

    [Responder]

  4. Já tinha visto esse livro e tinha achado linda a capa, depois de ler essa sinopse fiquei com vontate de ler, tbm adoro livros com bokaholic, super me identifico … rss.
    Muito boa a resenha Mari.
    Bjinhos

    [Responder]

  5. to com a íris, amei as citações! Já tinha ouvido falar da série de tv e uma vez vi o livro na livraria e fiquei com muita vontade de comprar! to adorando os lançamentos da leya, ela tá arrasando!

    [Responder]

  6. Adoreiiiii a relação com a literatura e esse título super chama né?

    bjs
    Ni
    Faz Parte…
    Niii recently posted..Hex Hall by Rachel Hawkins

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Esse título é tudo de bom! Comecei a assistir a série por que na época fiquei muito curiosa para saber o que esse título tinha em comum com a série.

    [Responder]

  7. Amei a resenha com vários quotes, Mary! Concordo muito com a frase “Porque nós não acreditamos no Príncipe Encantado, mas não vemos a hora de ele chegar”, isso é a pura verdade.
    Como já comentei antes, assisti a série várias vezes e me identifiquei muito com a Thereza, também gostava muito dos amigos dela. Achei muito legal que a série tenha virado livro, mas tenho uma dúvida, você sabe se as histórias do livro são iguais as da série ou tem alguma coisa a mais? Tem ideia se o livro e/ou a série vão ter continuação?
    Desculpe por essas perguntas, mas é que estou muito curiosa sobre a história desse livro e desde que a série terminou quero saber se vai ter uma continuação. Estou torcendo muito para que tenha, mas enquanto não tem quero ver se consigo ler o livro, que também tem uma capa muito legal que me lembra a abertura da série.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Danny,

    as histórias do livro e da série são praticamente iguais, mas no livro é mais aprofundado e alguns detalhes são diferentes. O final do livro é BEM mais emocionante que o final da série! *_*
    Se eu não me engano estão fazendo ou querendo fazer uma segunda temporada pra série, mas ainda não tem nenhuma notícia oficial, acho. Tomara que façam uma continuação, tanto da série quanto do livro! Seria ótimo! *_*

    (E pode perguntar sempre que quiser =D Demoro um pouco pra responder mas respondo ^^)

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Obrigada por responder minhas perguntas. Agora fiquei curiosa demais para saber por que o final do livro é mais emocionante do que o final da série!
    Vou acabar colocando esse livro na minha lista de prioridades só para descobrir como é o final! xD
    Desde que acabei de assistir a série pela primeira vez fiquei torcendo muito por uma continuação, acho que pela qualidade ela deveria ser mais divulgada. Também seria legal se fizessem um filme, né? *Sonha*
    Gosto muito da história, das personagens, das músicas e da abertura de Tudo o que é Sólido pode Derreter, vou ter que ler o livro nas férias ou pelo menos assistir a série novamente para matar as saudades…
    Concordo com você, também acho que esse tipo de livro deveria ser leitura obrigatória na escola, acho que assim muitas pessoas gostariam de ler e aprenderiam a gostar da Literatura Nacional.

    [Responder]

  8. Nossa, eu só conhecia a série e apesar de algumas pessoas já a terem elogiado para mim, não esperava grande coisa… mas você ficou tão animada com o livro que eu só pude mudar de ideia! A capa é linda e quando vi a foto do livro, cheio de tags, no Twipic… nossa, tem muita tag mesmo, hein, Mari!
    Fiquei bem curiosa principalmente por a Thereza ser uma bookaholic que nem nós e o legal mesmo é que ela gosta de ler livros clássicos (diferente de muita gente por aí).
    Beijos ;*
    Isa Pina ~ portal dos livros

    [Responder]

    rudynalva soares
    Twitter: rudynalvasoares

    Isa!
    Saudades!!
    Recebeu minha carta?
    Faz o maior tempão que enviei…
    cheirinhos
    Rudy

    [Responder]

    Isa Pina
    Twitter: IsahPina

    Oi, Rudy!
    Então, eu recebi essa semana… amei, amei, amei!!! Sério, estou te devendo! Gostei de tudo: da cartinha, dos marcadores, dos papéis para carta… até mesmo do seu endereço personalizado no envelope! Infelizmente, eu ainda não pude fazer a IMM, mas prometo que semana que vem – quando já estarei de férias – faço e mostro tudo que você mandou! E assim que possível, estarei mandando uma de volta, ok? :)
    Beijos

    [Responder]

    rudynalva soares
    Twitter: rudynalvasoares

    Eita Isa!
    Precisa mostrar nada não, menina!
    Só perguntei porque o correio extravia as coisas e como não tinha comentado nada que havia recebido, resolvi perguntar.
    Fico feliz que tenha gostado e não está me devendo nada nã, viu?
    cheirinhos
    Rudy

    [Responder]

    Isa Pina
    Twitter: IsahPina

    Ahh, mas eu quero mostrar! Adorei tudo que você mandou, mesmo! 😉

    [Responder]

    rudynalva soares
    Twitter: rudynalvasoares

    Isa!
    Não a privarei então, mas me avisa para ir lá.
    cheirinhos
    Rudy
    rudynalva soares recently posted..ACOMPANHEM O ENVIO 2#

    [Responder]

  9. eu lembro de vc falando desse livro em um dos seus vídeos, e eu fiquei doido pra lê-lo, ainda n consegui. Até pq ele ta meio carinho hehe
    e adorei as quotes que você colocou *-*
    bjs
    Nicholas recently posted..Giro literário #1

    [Responder]

    Gabriela Camarinha
    Twitter: Gabi_book

    Tbm adorei quotes =)

    [Responder]

  10. Nossa, nunca tinha visto falar desse livro! Sua resenha me deixou babando aqui hahah! Uma protagonista bookaholic deve ser tudo de bom!! \o/ Como diz vc: YAY!!!
    Esse livro parece ser maravilhoso!! AMEI todas as quotes que vc colocou, uma mais linda do que a outra!
    Vai pros desejados no meu skoob!! *-*
    Beijocas :*

    [Responder]

  11. Mari!
    Sou bem fã das suas resenhas porque você coloca o que é esencial saber sobre o livro.
    Gostei muito do enredo, achei interessante e tendo seu aval, ainda melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    [Responder]

  12. Já tinha visto a série de tv mas só soube que tinha um livro quando você falou e ele foi direto pra minha lista de desejados quando eu olhei a quantidade de tag’s que você colocou nele *-*
    Realmente ter uma personagem bookaholic nos livros é muito bom *o*
    Adorei a resenha!

    Bjs Mary =*

    [Responder]

  13. Oi !
    Eu assisti a série toda. E, tipo assim, é muuuuuuito divertida! Se o livro for pelo menos dez por cento do que é a série, já vai ser muito divertido.
    Eu adoro a Thereza (pelo menos a da série) e estou com muita vontade de ler o livro *-*
    Que resenha fofinha, cheia de citações legais.

    Beijinhos.
    Karla Baltar recently posted..Love Covers #11

    [Responder]

    Gabriela Camarinha
    Twitter: Gabi_book

    Nossa fiquei super curiosa para ver a série, vou ta uma procurada na net pra ver se eu consigo achar pra assistir online.

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge