Paixão por Mangás #5

Paixão por Mangás é uma coluna que vai ao ar toda quarta-feira, trazendo informações, novidades e comentários sobre mangás – quadrinhos japoneses de diferentes estilos e gêneros. Toda semana essa imagem daí de cima mudará: essa semana tem a Miaka, de Fushigi Yuugi; o Night e a Riiko chibis, de Zettai Kareshi; e o Musashi, de Vagabond, todos lançados aqui no Brasil pela Editora Conrad.

Finalmente continuando a sessão sobre editoras aqui na coluna semanal sobre mangás do blog! Espero que vocês gostem de mais esse post! Hoje falarei um pouco da editora que, possivelmente, é a que mais recebe reclamações dos leitores: a Conrad.

A Conrad foi a pioneira na publicação de quadrinhos orientais aqui no Brasil, fundada em 1993 e entrando nesse mundo com a publicação da revista Herói. A publicação de mangás propriamente dita começou em 1999, com Gen Pés Descalços, sem utilizar o formato original japonês, e sim utilizando um formato de 100 páginas, chamado “formatinho” (Péssimo, diga-se de passagem).

Além de mangás, a Conrad também é bastante conhecida pelos livros de não ficção e séries de grande sucesso, como Sandman. O grande problema é que a Conrad já passou por várias fases, parece ter vários problemas internos sempre, e os mangás vão ficando à deriva nessa história. Várias séries já foram (e estão) canceladas por tempo indeterminado e várias outras começam a ser publicadas em um formato e de repente muda totalmente pra um formato bem diferente. A explicação dada é que as séries estão paradas por problemas contratuais, mas em vez de resolver pra continuar publicando as séries, a editora parece que apenas continua só lançando séries novas.

É, acho que deu pra perceber que eu não sou mil e um amores com a Conrad, né? Pois é, acho a qualidade deles bem razoávelZINHA, organização zero e só alguns poucos títulos realmente bons, como One Piece (puro amor), Paradise Kiss (idem), Battle Royale (foda demais) e Fushigi Yuugi (liiindo)! É legal que foi a Conrad que começou a trazer pro Brasil, em 2004, os manwhas, que são os mangás coreanos, como Angry e Model (nunca li Angry, mas Model é bem legal!). Acho que a Conrad está focando muito mais em HQs e livros (que são bem legais) e está esquecendo da parte de mangás. É uma pena. ='(

E vocês, o que acham da Conrad e dos títulos publicados por ela?

 

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

14 Comentários em Paixão por Mangás #5

  1. Antigamente o papel da CONRAD, para os mangás, era o melhor do mercado 😀 Agora decaiu…4
    Colecionava musashi, evangelion (que ódio… vai lançar um mangá por ano… como assim!?)

    Ela cancelou muitos títulos de mangás mesmo… Já até parei de comprar dela..
    One piece foi cancelado? Porque esse mangá tem muitos volumes, não é?

    beijos beijos :****
    adoro essa sua coluna *-*

    [Responder]

    Nicole

    Esqueci de falar… li um dos mangás de Gen.. e é muito bom! Queria ler a série inteira! É triste mas vale muito a pena… :)

    [Responder]

  2. A melhor coisa que a Conrad publicou até hoje foi “Mugen no Juunin”. Minha coleção incompleta está aqui. Sei que o Hiroaki Samura embaça/embaçou muito para trazer novos capítulos, mas ainda tenho receio quanto ao futuro da obra aqui no Brasil.

    E houve um tempo em que eu também apostava que a Conrad trazia os melhores mangás nos melhores formatos. Infelizmente só tenho a coleção de Fushigi Yuugi (estou louca para vender, nem sei porque comprei tudo)e alguns volumes de Chonchu (que é um manhwa). Atualmente só acompanho dois títulos: Vampire Knight e Nana, ambos de outras editoras ;P

    E eu acho que te conheço de algum lugar. De um “extinto” lugar chamado TK! Errei? haha.

    Beijos!
    Wood recently posted..Abril Mês em fotos

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Eu nunca gostei dos formatos da Conrad, principalmente quando mudaram o formato de Blade (exatamente na época em que eu comecei a colecionar a série ¬¬ desisti!)

    Enquanto você quer vender sua coleção de Fushigi Yuugi, eu me deprimo ao pensar que vendi os meus primeiros volumes pra uma amiga, e nunca voltei a colecionar =’( É uma história tão linda!

    Aw, queria taaaaanto acompanhar VK e Nana também! Atualmente eu só tô acompanhando mesmo “As estrelas Cantam”, e às vezes compro um ou outro de Black Bird ou de algum oneshot. Mas minha coleção de Nana tá parada no 06 e eu quero muito continuar, mas falta a coragem de gastar R$10,90 por cada mangá +_+

    Eiii, não errou nãão! UIHSAUISHA Eu participava do TK sim! :O Nooossa, sessão nostalgia! XD Depois que foi ‘extinto’, nunca mais participei ativamente de fórum nenhum =( Bem triste! Mas como era seu nome lá? Não sei se vou lembrar, mas né… (:

    ^^
    Beijos!

    [Responder]

    Wood

    Posso fazer um preço camarada e te mandar FY inteiro! haha! Falando sério, me arrependo de ter gastado com ele, mas…E sim, a Conrad mudar para folha de jornal no meio das publicações foi um saco, meu próprio FY foi vítima dessa calamidade.

    E “As Estrelas” é da Natsuki Takaya, né? Preciso dar uma conferida, mas a grana está curtíssima. Ainda me lembro de quando Sakura custava 2 e pouco…haha! Infelizmente tenho que selecionar bem os títulos e aproveitar bienais e festcomix da vida, para economizar.

    E meu nick era “Wood” mesmo. Teve uma época que era “Woodstock”, mas depois condensei. O seu eu não me lembro também, mas fuçando no “autora”, vi a sua foto e associei na hora com o fórum. Acredite, ele ainda existe, haha ;P

    Beijão e blog bem legal (y)

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Opa, me manda e-mail falando dessa oferta de Fushigi Yuugi XDD marypaixao at gmail dot com ^^
    Mas tem que ser um precinho amiiigão, heein XD

    Pois é, bons tempos em que Sakura custava menos de 3 reais! Passou ='(
    Mas Takaya é diva e qualquer coisa dela que lançarem aqui eu tô comprando XD

    Nooossa, eu não consigo encontrar mais o TK =O
    Ele agora é fechado, é?
    Faz taaaaaaaaaanto tempo, wow!

    Obrigada, beijos!

    [Responder]

  3. Eu até gosto de mangá, mas não conheço as editoras e tal tão bem assim, nesse ponto sou bem iniciante. A Conrad eu já tinha ouvido falar, mas só isso mesmo, nenhum detalhe… Foi legal o fato de ela ter sido a pioneira e coisa e tal, mas uma pena que a qualidade tenha caído tanto e que séries tão boas – segundo você, porque ainda não (lembro) li nenhuma – estejam canceladas! Das que você mostrou, conheço apenas Paradise Kiss!
    Bjos,
    Isa Pina ~ Portal dos Livros

    [Responder]

    Isa Pina
    Twitter: IsahPina

    Aliás, Mari, sem querer bancar a iniciante nem nada… Mas se você pudesse indicar, que mangá seria um bom começo? Obrigada ^^

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Isa,

    depende mais do seu estilo do que qualquer coisa! x)
    Tem pra todos os gostos e estilos! Quer mais aventura? Mais romance? Mais vida real? Mais música? Mais aspectos históricos? Mais boy love? Mais girl love? Mais hot hot hot? Mais comédia? Mais drama?

    Sério, tem MUITAS escolhas XD

    [Responder]

    Isa Pina
    Twitter: IsahPina

    Acho que atualmente eu ia querer mais coisas da vida real… To meio cheia dessa vibe sobrenatural! Realmente, são MUUUITAS escolhas! o.O

    [Responder]

  4. Eu li muito a revista Herói! Lembro que ela só tinha capas com os cavaleiros do zodíaco,que estava bombando na época. Os mangás que a editora publicou, eu realmente nunca acompanhei, mas já vi alguns episódios de Paradise Kiss e achei bem legal. One peace todo mundo adora, mas eu não consigo me interessar… Beijos.

    [Responder]

  5. Aaah, mangás *–*
    Depois que comecei a namorar, minha paixão de infância pela cultura japonesa voltou a todo vapor! huauha
    Ele ainda deixou comigo um mangá lindo original do Vagabond, dá até medo de pegar, rs. Como não consigo ler nada fico igual criança olhando os quadrinhos *–* hauhua.

    Beijinhos!
    Bruna Andrade recently posted..Sereia – Tricia Raybun

    [Responder]

  6. Um dia desses um amigo meu tava falando que o unico mangá que ele comecou a ler e realmente gostou foi cancelado e ele mencionou essa editora. Caramba, so vale a pena ler os que já tem todos os volumes né? Pra não correr riscos?

    Mas me diz uma coisa, esses livros que vem substituindo os mangas são livros como os daqui ou tem algum diferencial?

    Beijos

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Liv,

    sabe que eu nunca parei pra reparar se os livros são em formato mangá ou são ocidentais?
    Eu só sei que são grandes, tem uma qualidade bem melhor (e um preço bem maior), mas nunca abri um pra ver como é dentro =P

    [Responder]

  7. Estou começando há pouco tempo no mundo dos Mangás, portanto, não posso falar muito.
    Não conheço também a Editora Conrad, e não sei como são os livros dela.
    Agora uma coisa eu sei, uma editora que foi a precurssora no Brasil em vários sentidos, não deveria ser tão ruim, nem ficar a deriva. Quem sabe os leitores deveriam enviar seus questionamentos e pedir, estimular uma mudança e/ou melhoria?
    cheirinhos
    Rudy

    [Responder]

  8. Não gosto muito da Editora Conrad também, principalmente por causa do cancelamento de muitos títulos ótimos. Respeito essa editora por ser ela a pioneira no lançamento de mangás em terras brasileiras, mas não há dúvidas de que esse cancelamento de títulos sem qualquer explicação plausível prejudica muito a imagem da Conrad.
    Ultimamente não me interesso pelos títulos da editora, mas mesmo que estivesse interessada por algum, acho que só compraria os que estivessem completos, para não correr riscos.
    É uma pena que um mangá tão bom quanto Battle Royale não tenha sido concluído no Brasil.

    [Responder]

  9. Fushigi Yuugi! Amo! Tenho o box com a coleção completa e todos os episódios em dvd. Tá ali na minha trindade de mangás preferidos, junto com Fruits Basket e Sakura Card Captors. #Tamahomelove

    [Responder]

  10. É realmente uma pena que essa editora tenha decaído tanto ;\
    A pior sensação EVER é você começar uma coleção e ela ficar incompleta ou de tamanho diferente. Dos quais você comentou só conheço “Paradise Kiss”. Acho que vão lançar um filme em base do mangá não? ;S

    :*

    [Responder]

  11. Eu queria muito colecionar Vagabond, mas fiquei com o pé atrás depois que fiquei sabendo dos problemas pelos quais a Conrad costuma passar. Se não me engano, a publicação do mangá tá meio parada, foi lançada em outro formato, ah, uma bagunça. O foda é que ainda penso seriamente em colecioná-lo =P

    [Responder]

  12. Conrad era uma boa editora, trouxe muita coisa ótima pro Brasil, publicou um monte de livros do Gaiman, Sandman e vários mangás ótimos (me desculpe, mas não acho Battle Royale foda, acho fudido mesmo xD), mas o grande problema da Conrad era a administração.

    Não sei se você sabe, mas além dos mangás a Conrad piublicava livros também, a grande maioria deles porcarias que ninguém lia, fora a grande quantidade de aberrações que fazem o gosto do editor atual deles.

    A Conrad era uma boa editora, faliu pela péssima administração (e Dragon Ball vendia na casa de 100.000 por volume), eles começaram a dar prioridade às merdas “udigraudi” e deixaram os produtos que vendiam de verdade jogados às traças.

    Resultado é que eles deram calote em todo mundo, editoras japonesas, gráficas, aluguel… faliram feio e foram comprados pela IBEP e agora virou um selo de quadrinhos e literatura “alternativa”. Só que isso não vai dar em nada até eles tirarem o editor atual e colocar alguém que realmente se interesse em fazer um bom trabalho e não em vender apenas aberrações underground pro povinho metido a alternativo que fala demais e não compra nada.

    ODEIO A CONRAD!! Só quero que terminem de publicar Nausicaä.

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge