Paixão por Mangás #02

Paixão por Mangás é uma coluna que vai ao ar toda quarta-feira, trazendo informações, novidades e comentários sobre mangás – quadrinhos japoneses de diferentes estilos e gêneros. Toda semana essa imagem daí de cima mudará: essa semana tem a Naru, de Love Hina; o casal Kaoru e Kenshin, de Rurouni Kenshin (Samurai X) e o Yusuke, de Yuyu Hakusho – todos já publicados completos aqui no Brasil.

Voltei com a coluna sobre mangás aqui do blog! Muito obrigada por todos os comentários e elogios sobre essa coluna na semana passada! Fiquei muito feliz com a resposta que tive! ^^ E, como eu disse, hoje falarei sobre estilos/gêneros. Os mangás, assim como praticamente tudo na vida, é separado por categorias mais ou menos de acordo com o seu público-alvo. Claro que tudo é mais amplo do que essa simples categorização, não é algo fixo nem uma regra. Mas enfim, serve pra organizar melhor. Existem outros gêneros, mas aqui falarei de forma mais simplificada e dando ênfase ao que eu normalmente mais vejo e leio. Vale lembrar que o gênero ‘decide’ em que revista os capítulos serão publicados, pois cada revista tem um público-alvo.

Mangá aqui no Brasil é visto como coisa de criança ou algo parecido com isso para a maioria – absurdo! Mas no Japão todos leem mangás! A minha categorização é composta por quatro gêneros básicos:

  • Shoujo é o estilo voltado para garotas mais jovens. O traço é mais organizado e mais redondo, os sentimentos dos personagens são bem destacados e os temas são variados, apesar da predominância do romance. Eu como romântica incorrigível leio muitos shoujos, então falarei bastante deles por aqui.
  • Shounen é o estilo voltado para garotos mais jovens. O traço é normalmente mais simples que o do shoujo e a predominância é de ação e aventura  – e comumente tem uma ‘lição’ (de amizade, perseverança, coragem, etc). Eu leio alguns shounen também, apesar de não ler tanto como shoujos. Confesso, sou menininha demais – me perco nas partes de ação, não entendo muito bem os movimentos =x
  • Josei é o estilo voltado para mulheres mais adultas. Os sentimentos dividem o espaço junto com as responsabilidades de trabalho e as personagens não são tão idealizadoras e nem tão ingênuas. Esse é o meu estilo preferido! Os shoujos são lindos também, mas as personagens muitas vezes me tiram do sério por causa da ingenuidade.
  • Seinen é o estilo voltado para homens mais velhos. As histórias são mais maduras, podendo ser bem realistas ou com ficções mais complexas. Eu acho o traço dos seinens mais realista do que qualquer outro e não consigo me acostumar muito com isso, então acho que li poucos até agora.

Como eu disse, uma categorização bem básica. Esses quatro estilos podem se desdobrar em outros de acordo com o nível de sexualidade existente no mangá:

  • Os mangás que tratam de relações homossexuais entre garotos encaixam-se na categoria de yaois. Dentro dos yaois existem alguns níveis, dependendo do nível da relação. Pode ser bem leve, apenas com sugestões (caracterizando o shounen-ai) e bem pesado e explícito (caracterizando o lemon).
  • Os mangás que tratam de relações homossexuais entre garotas encaixam-se na categoria de yuris, que também tem vários níveis dependendo do nível da relação – sendo shoujo ai para os mais leves e orange para os mais pesados.
  • Os mangás que tratam de relações heterossexuais encaixam-se na categoria de hentais. Falando em níveis de relação, os hentais mais leves, com insinuações sexuais e traços mais sensuais (ou pelo menos mais apelativos) são chamados ecchi. Para os níveis mais pesados existem algumas outras denominações, de acordo com o tipo de ‘fetiche’.

De uma forma geral, é isso. Lembrando que todos os estilos são apenas ‘básicos’ e não é porque ele é voltado para um público que outros tipos de leitores não possam lê-lo. No próximo post começo a falar sobre editoras!

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

11 Comentários em Paixão por Mangás #02

  1. Como grande fã de mangás, gosto muito dessa coluna!
    Muito legal essa sua explicação sobre os diversos estilos/gêneros de mangás.
    Muitas pessoas se confundem com relação a isso, por isso é muito bom uma explicação clara e objetiva como a que você postou.
    A imagem que você colocou no início do post me deixou com saudades de YuYu Hakusho! Amo esse anime/mangá! O Yusuke é muito engraçado!
    O autor dessa obra, Yoshihiro Togashi, é um dos meus autores de mangás favoritos, por ter criado também Hunter x Hunter.
    Sobre os diversos estilos/gêneros, gosto muito de shoujo e Shounen, e também já li alguns josei.
    Na verdade não me preocupo tanto com o estilo, compro e leio os mangás cuja estória me interessam, independente disso. Tanto que quando comecei a ler mangás, lia somente shounen, mas hoje em dia leio mais shoujo, mas confesso que gosto muito desses dois estilos de mangás.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Obrigada, Danny!
    Eu também adoro YuYu Hakusho! *_* É um dos meus mangás favoritos!
    E eu também não me importo muito com gêneros, se a história é boa eu tô lendo, YAY! =D

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Amo demais YuYu Hakusho! =DD
    Tanto YuYu Hakusho quanto Cavaleiros do Zodíaco e DragonBall foram animes que fizeram com que muitos brasileiros se interessassem por mangás, são clássicos!

    [Responder]

  2. Seinen não é um estilo de mangá para homens mais velhos?
    Adoooooooooro Yaoi *______* s2 s2 s2 s2 Apaixonada! Mas também adoooro um shoujo *_*

    Estou adorando essa nova coluna!
    Beijos Mary

    [Responder]

    Nicole

    Rurouni Kenshin e Yu Yu Hakusho são animes/mangás fora de sério!!! Recomendo MUITO!!

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Também recomendo Yu Yu Hakusho sempre! É muito bom, tem personagens incríveis! *__*

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Obrigada pela correção, Nicole, já ajeitei >< YuYu Hakusho é amor (L)

    [Responder]

  • Este mundo é totalmente novo para mim.
    Estou amando saber cada vez + um pouco disso tudo.
    bjs

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Que bom que você está gostando, Suelen!
    Obrigada por acompanhar!
    Quem sabe esse não será o seu novo vício?
    hahahahaha ^^

    [Responder]

  • Samurai X e Yu yu Hakusho! caramba, adoooro esses mangás/ animes. Yu yu é um dos meu preferidos (eu adorava a Keiko!) e hoje em dia acompanho Naruto, The lost Canvas (cavaleiros do Zodíaco) e X (mangá do Clamp é tuuuuuuuuuuudo de bom). Não tenho um estilo preferido, mas não acompanho muito os mangás yaoi. Adorei tudo!

    [Responder]

  • Eu lembro do tempo em que lançaram mangá hentai nas bancas. Era muito tosco XDDD
    Agora a única coisa que eu leio é shounen. Só One Piece, Fairy Tail e Katekyo Hitman Reborn. Já fui mais otakeira que isso XDD

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Quando comecei a ler mangás eu só lia shounen. Hoje leio mais shoujos do que shounens, mas gosto dos dois estilos de mangás!

    [Responder]

  • eu sempre gostei de como é desenhado, mas nunca fui muito atrás
    mangá mesmo eu só li Ouran, que eu adoro *-*
    falando nisso, eu ainda não consegui comprar todos…

    [Responder]

  • Sinto que vou eu sou da vibe shoujo HAUSHASAHUSHUAHUHU
    que legal essa coluna sobre mangás, já tô aprendendo várias coisas *-*
    nossa, opção sexual até em mangás é dividido UASHASHU

    [Responder]

  • Ah, seu post foi de grande ajuda, Mary! Sempre fiquei na dúvida e quando via essas classificações, eu ficava tipo: “Ãhn? O que é isso?”, mas agora já tenho uma noção melhor. Não tinha noção que mangás também tinham tudo isso, que legal *-*
    E, não sei por que, mas também acho que vou curtir bastante os de estilo shoujo!
    ASHAUSHAU’
    Bjs :*
    Isa Pina ~ Portal dos Livros

    [Responder]

  • Acredito que os que eu mais irei gostar é shoujo.
    Eu tinha uma leve noção dessas classificações, mas sempre me confundia. Bem legal isso :)
    Bj :*

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Também me confundia com essas classificações às vezes, por isso esse post da Mary foi tão legal, agora ficou mais claro o que é cada estilo de mangá.

    [Responder]

  • Sou simplesmente apaixonada por mangás!
    Coleciono há algum tempo e tenho admiração pelos trabalhos do grupo CLAMP (que constituem o “grosso” das minhas coleções, hehe)
    No começo, eu gostava muito de shounen; depois passei a diversificar mais minhas leituras com alguns seinens, joseis, e principalmente shoujos, até conhecer o mundo do yaoi, UHAUSHAUHSAUH. Yuri eu curto também, mas com temática homossexual os yaois são meus favoritos! Não sei é se porque sou lésbica e não vejo muita graça em algo que mostra uma realidade que eu já vivo… Deve ser por isso. Acho que sou fascinada por yaoi porque é algo que está fora do meu alcance (não sou menino, mas bem que às vezes tenho vontade de ser, pra ser gay ò_Ô).
    Adoro lemon, mas também gosto de uma coisa mais sutil, como shounen-ai (em especial os mangás Tokyo Babylon e X/1999 com o “casal” Subaru & Seishirou). A sugestividade que você mencionou é o que dá o toque todo especial a esse tipo de mangá.
    Enfim, deixando de lado as classificações, o que mais me faz gostar de mangás é me envolver com algo surreal, fugir desse mundo, que, cá entre nós, não é lá tão emocionante assim, nem tão belo, nem tão justo (por isso a maioria dos mangás que leio e coleciono se encaixam no gênero fantasia). Mangás/animes são a minha forma de escapismo.
    É claro que vivo uma vida real: tenho minhas responsabilidades, trabalho, estudo, tenho amigos, mas às vezes esquecer um pouco disso tudo é ótimo.
    Todo dia antes de dormir reservo um tempinho pra ler mangás ou livros de ficção (porque os acadêmicos já bastam durante o dia!) e nas férias da faculdade é só alegria! =D

    [Responder]

  • Own =3 Adoro essa coluna!
    E eu vejo que cada vez mais blogueiros estão entrando no mundo dos mangás *—*
    Adoro isso, pois sou otaku desde criança =D Culpa do meu primo que me viciou no mundo dos animes e mangás =P
    Eu leio todos os estilos, mas muito mais Shoujo e Josei, sou apaixonada! Como tem muito poucos aqui no Brasil, costumo baixar pela internet, e tenho milhares aqui no meu pc, está lotado!
    Mas quando tenho grana, e haja dinheiro, eu sempre compro, mas está cada vez mais caro =/
    Adoro seu blog Mary!
    Bjus =*

    [Responder]

  • Faça um comentário

    Seu e-mail não será divulgado.


    *


    CommentLuv badge