Resenha: Matched

Cassia é uma garota que vive pelas leis da Sociedade. O que ela come, como ela se veste, no que ela trabalha, com quem ela vai se casar… tudo é decidido pela Sociedade. E quando chega seu aniversário de 17 anos e ela está pronta pra conhecer a quem ela será destinada, nada parece mais certo do que a escolha ser Xander, seu melhor amigo. Mas essa confiança começa a ser abalada quando, além do rosto de Xander, aparece também o rosto de outra pessoa – e Cassia não sabe o que isso significa.

Desde da primeira vez em que vi a capa desse livro eu fiquei fascinada. É uma capa simples mas passa extremamente bem a mensagem do livro. A minha edição (um ARC) é ainda mais fascinante por ter um brilho furta-cor lindo (mas sim, eu quero muito ter o hardcover também – e a edição brasileira, que tem a mesma capa *-*).

Matched é uma história distópica que conta, através da Cassia, como seria uma vida em que a Sociedade, o poder máximo, escolhe todos os parâmetros de sua vida. E não é como se o fato de não escolher sua própria vida fosse mostrado como algo ruim; a mensagem que é passada é que tudo é escolhido para cada pessoa com base na melhor forma de fazer a população viver o máximo possível vivendo bem e confortavelmente. Para as pessoas isso é normal e a Sociedade só pensa no melhor para todos, então a história transcorre num ritmo “suave”. Talvez até alguns digam que a história é lenta. Mas eu particularmente tive durante todo o livro a sensação de um perigo maior do que se fosse uma história cheia de ação e comoções contra a política estabelecida. A Sociedade detém informação e, consequentemente, poder. E à medida que Cassia vai entendendo isso o livro vai se tornando mais instigante, sem perder a suavidade.

Em certo momento da leitura comparei Matched com Calafrio, da Stiefvater. Não no sentindo da temática, nem dos personagens, nada disso. Mas do sentimento. Não tem nada extremamente arrebatador na história, mas mesmo assim as passagens são de tirar o fôlego; pela inocência, pela percepção aguçada, pela graciosidade. É realmente lindo e por vezes emocionante. Apesar de Cassia viver tão limitada ao ponto de ela muitas vezes não saber nem ao menos como nomear o que ela sente, isso não faz com que os sentimentos sejam fracos e pobres e nem faz com que a Cassia fique menos interessante.

A Cassia vai crescendo com o livro; a cada nova informação sobre esse “novo mundo” que vem com as descobertas ela vai desenvolvendo uma personalidade que parece se inflamar. E isso acaba passando pro leitor e parece que cada página instiga você a querer lutar junto, a querer abrir os olhos também. Além de inflamar pela própria história do livro, esse sentimento também leva a pensar na própria vida, nas escolhas que parecem tão banais aos olhos de quem sempre as teve, mas que para Cassia é algo que foi tirado de seu poder sem ela mesma perceber – ou, até então, se importar.

Não é uma história de ação. É um romance. Um romance que traz uma luta quase velada em suas páginas, uma luta pelo poder de escolher seu próprio caminho. É um livro onde tudo começa com um erro – ou o que parece ser um erro numa sociedade que parece ser perfeita – e que acaba crescendo a cada descoberta, a cada vislumbre do que poderia acontecer, e que de repente explode sem poder se conter mais, mudando tudo e fazendo com que a luta seja cada vez mais árdua – e silenciosa.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, e o segundo será Crossed (veja a capa!) – com lançamento previsto para novembro deste ano. Matched está sendo lançado aqui no Brasil pela editora Suma de Letras com o título Destino – já em pré-venda nas livrarias.

Livro: Matched / Destino

Autora: Ally Condie

Lançamento: 2010 (original) / 2011 (Brasil)

Editora: Dutton / Suma de Letras

Links: Skoob | Goodreads | Redes Sociais

Compre:Cultura (pré-venda) | Saraiva (pré-venda e promoção) | Amazon | Book Depository

Matched (Matched, #1)Matched by Ally Condie

My rating: 5 of 5 stars

View all my reviews

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

14 Comentários em Resenha: Matched

  1. Eu sabia q vc iria gostar, romantica como vc eh! hahahaahahahaha As partes muitos melosas nao me agradaram muito, mas a sociedade e a descricao de tudo me fascinou tanto que nem percebi muito a meloseira do casal! hehehe

    [Responder]

  2. ADOREI a resenha Mari!!!
    Estou TÃO curiosa com este livro, nao vejo a hora de comprar o meu.E vc tem razão essa capa é LINDAA!!!Uma das + lindas que já vi.
    Quero muito ler logo, saindo o livro estou comprando de certeza
    bjs

    [Responder]

  3. Foi aqui no seu blog que eu vi a capa desse livro pela primeira vez, em uma promoção que vc tinha feito, daquelas “descubra o livro”. Me apaixonei. Mas não sei porque achava que o livro tinha alguma coisa a ver com fadas (devo ter confundido com algum outro) e perdi o encanto. Depois de ler a resenha da Babi e a sua estou cada vez mais louca para lê-lo. Ando muito nessa vibe de sociedades futuristicas! hehehe

    Aliás, mudando de pato pra ganso, porque meu banner sumiu ali dos blogs parceiros? ;~

    beijocas
    Liz Mendes recently posted..Não chega de falar de Jornalismo

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Liiiiiz, desculpa, acho que deletei seu banner por engano de lá +_+ Já colocarei de voolta!

    Beijos!

    [Responder]

  4. Não tem como não ficar apaixonada por essa capa, né? Desde a primeira vez que eu a vi, fiquei completamente louca pelo livro, mesmo sem saber do que se tratava! =)

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    [Responder]

  5. Estava esperando por sua resenha de Matched a algum tempo e posso dizer que gostei muito.
    A capa desse livro é realmente linda e combina muito bem com a sinopse do livro. Quero muito ler esse livro, acho que conhecer essa sociedade criada em Matched, que controla a vida de todos os seus membros, deve ser muito interessante.
    Acho que vou gostar muito de Matched/Destino, mal posso esperar pelo meu exemplar!

    [Responder]

  6. Ok, estou oficialmente desesperada por este livro. Só vejo os blogs elogiando o enredo e dizendo como gostou da forma que foi desenvolvido. A capa é um show a parte e tudo faz com que eu tenha vontade de ler. Ótima resenha!

    [Responder]

  7. Não canso de repetir que essa capa é linda. E a de Crossed então, mais linda ainda. Como disse no comentário no In my mailbox, já encomendei o meu, e a ansiedade de tê-lo em mãos é enorme.

    [Responder]

  8. Amo essa capa, muito linda, a do segundo livro é tão linda qto essa. Ainda não tenho esse livro, mas vou comprar, adora historias distópicas, ultimamente esse anda sendo meu genero preferido.

    [Responder]

  9. Sempre achei linda está capa de Destino e sempre tive vontade de ler mais toda vez que vou a livraria compro outros livros e a pilha de leitura só cresce e sempre deixo para comprar e ler Destino para depois, mais sua resenha me animou de uma forma bem positiva e me cativou e o mais rápido possível vou comprar e ler este livro. Ótima resenha! Bjks!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge