Paixão por Mangás #01

Paixão por Mangás é uma coluna que vai ao ar toda quarta-feira, trazendo informações, novidades e comentários sobre mangás – quadrinhos japoneses de diferentes estilos e gêneros. Toda semana essa imagem daí de cima mudará: essa semana tem o Tony-Tony Chopper, de One Piece; a Tohru Honda, de Fruits Basket e chibis de Karekano – todos já publicados aqui no Brasil.

Faz tempo que tô com afim de fazer essa coluna aqui no blog. Sempre amei mangás, apesar de não comprar há algum tempo por falta de dinheiro… Mas como eu tava querendo algo novo pro blog e também queria desacelerar um pouco o ritmo de resenhas (daqui a pouco não tenho mais resenhas pra publicar ><), decidi inaugurá-la. Nesse primeiro post darei uma pequena introdução pra quem não conhece e/ou pra quem tem curiosidade.

Então, o começo: algo parecido com o que se chama de mangá hoje começou a ser feito por volta do século VIII, na forma de emakimono, rolos de pinturas japonesas, que à medida que eram desenrolados contavam histórias associando textos e imagens. Mas o formato como é conhecido hoje foi uma influência ocidental, principalmente depois da Segunda Guerra. O pai do mangá moderno é Osamu Tezuka que,  influenciado por Walt Disney, revolucionou o mangá, adicionando movimento, criando onomatopeias e dando bastante ênfase às características faciais dos personagens. (Abaixo, trabalhos de Tezuka: “A princesa e o Cavaleiro” e “Astro Boy”)

O formato dos mangás é bem diferente de qualquer coisa daqui do Brasil. Primeiro, forma de leitura: da direita pra esquerda; ou seja, pra nós os mangás são lidos do ‘final’ para o ‘começo’. Segundo, o meio de divulgação: as séries são lançadas primeiro em capítulos, que por sua vez são publicados em grandes revistas de papel jornal. Após a publicação de cerca de cinco capítulos, estes são encadernados, formando um volume – o tankoubon. (Abaixo, duas revistas bastante conhecidas: “Hana to Yume” e “Cookie”)

Bem, deixo pra falar sobre gêneros e estilos na próxima semana. Espero que gostem! Deixem suas opiniões nos comentários! 😉

*Fonte: Wikipedia

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

17 Comentários em Paixão por Mangás #01

  1. Eu adoro mangás shoujo, mas também gosto bastante dos shounen também que são publicados em revistas como a Shounen Jump. E ultimamente tenho encontrado alguns seinen muito bons também.

    Tankoubon no Brasil é tão caro e a qualidade não é lá essas coisas…

    Muito gracinha a capa da revsita com a Nana.

    Amei a nova coluna, vou estar aqui sempre!!!

    Bye

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Pois é, os tankoubons aqui não são lá essas coisas todas… Mas é melhor do que meio tankoubon ~.~ Por um preço ainda mais absurdo +_+

    Obrigada =D

    [Responder]

  2. OMG! Adorei a coluna! Excelente ideia!
    Amo mangás(sou praticamente viciada!) e não tinha ideia de que você também gostava desse tipo de leitura. Falando nisso, quais são seus títulos favoritos?
    Seria muito legal se você também postasse resenhas de mangás, isso talvez fizesse muitas pessoas que não têm interesse por esse tipo de leitura darem uma chance para os mangás(fora que eu adoraria ler uma resenha de mangá escrita por você!).
    Os mangás estão mesmo muito caros e, como as editoras têm lançado muitos títulos(vários deles são ótimos), está muito difícil colecionar todos, mas mesmo assim coleciono alguns, pois realmente sou apaixonada por esse tipo de leitura, admiro muito a cultura japonesa.

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    YAY! Meu título favorito EVER é Fruits Basket (L). Dos lançados aqui também gosto muito muito muito muito de Karekano e Nana.
    Dos que ainda não foram lançados aqui, meu favorito disparadíssimo é Hanakimi *_*
    Falarei mais sobre meus favoritos na coluna \o/ YAY!

    Sim, estou pensando em resenhar mangás, também! Ainda tô amadurecendo a ideia, pra ver se é viável fazer uma resenha ou só um comentário mesmo… Mas algo no estilo com certeza vai ter \o/

    [Responder]

    Danny
    Twitter: Danny_Demarchi

    Que legal! Sendo uma resenha ou um simples comentário sobre mangás, tenho certeza de que vou gostar muito!
    Vou aproveitar para recomendar um título que está sendo lançado no Brasil agora, Honey & Clover, o volume 10, que é o último, foi lançado recentemente, é um dos meus mangás favoritos e acho que você também vai gostar se ler!

    [Responder]

  3. Ba, Astro Boy é realmente algo mais velho que andar pra frente. XDD
    NAAAAAAAAAAANA! Faz horas que não leio D: Nem sei se saiu capítulo novo. Que tristeza. Ler Nana é melhor que ver novela da globo =o

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Praticamente qualquer coisa é melhor que ver novela da globo! IHSAIUSHIAUHSA Nana está três níveis acima! \o/

    [Responder]

  4. ADOREEEEEIIII essa nova coluna *_* Sou apaixonada por mangá e anime. Vi alguns doramas também *___* YAYYY (Peguei de você U_U)

    Tankoubon no Brasil é tão caro e a qualidade não é lá essas coisas… [2]

    beijos :***

    [Responder]

  5. Nossa, eu adoro mangás! Não que eu seja uma leitora assídua, não sou. Mas eu já li alguns de InuYasha e adorava! \o/ Chorei muito acho que no 7º!
    Também li Meru Puri (#chorandolitros), Zettai Kareshi (acho que é esse o nome) e li o primeiro de Chobits! =) É tudo tão legal!
    As histórias são super diferentes e as roupinhas são sempre muito fofinhas!

    Adorei a idéia dessa coluna! \o/
    Beeijo! ;3

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Ai, também choro litros com MeruPuri! É um dos meus favoritos e eu queria taaaaaaaanto que tivesse mais história, do que apenas 4 tankoubons!

    [Responder]

    Tatiana Leite
    Twitter: tatitaleite

    Definitivamente! Quando a história acaba, e a gente está quase se afogando de tanto chorar, a única coisa que me passava pela cabeça era: EU QUERO MAIS! *-*

    Beeijo! ;3

    [Responder]

  6. Tenho muito interesse por mangás,o único que eu li foi um de Naruto por causa de um ep que eu tinha visto do anime. Tenho vontade de ler e pretendo começar com Vampire Knight. Adorei a coluna até porque como sou nova posso pegar várias dicas :)

    Beijos :*

    [Responder]

  7. Ain gente, o que comentar sobre uma coluna de mangás? <3
    Mangás entraram na minha vida faz uns 5 anos, e desde então, não saíram. Passei um bom tempo sem lê-los, mas voltei ano passado com o novo mangá da Takaya, o Hoshi, né Mari? E estou muito feliz! *-*

    Continue com a coluna, viu? Vou procurar sempre vir aqui!
    :*

    [Responder]

  8. É muito diferente do que estamos acostumados mesmo.
    Semana passada eu descobri um lugar que vende mangás e é perto de casa, enloquecida comprei alguns, pq nunca li nada parecido *-*
    Quando eu terminar minhas provas e ler, se for bom eu te falo 😀 Porque eu fui mesmo na vibe de *deixa eu ver se a capa é bonita, pq eu não conheço nada mesmo* HAHAHAHA
    Eliza recently posted..Telefonema

    [Responder]

  9. Adorei, adorei a coluna!
    Eu não sei nada muito bem de mangá, apesar de já ter visto alguns e realmente querer lê-los…
    As histórias parecem ser bem legais e tem cada desenho lindo *–*
    Não conheço os da foto que você colocou na semana, mas como eu sou bem “dãr” nesse quesito, melhor só procurar.
    Bjs :*
    Isa Pina ~ Portal dos Livros
    Isa Pina recently posted..Book Blogger Hop 23

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge