Resenha: Olhos de Fogo

Pim Kiurlings é um adolescente holandês que vai para a vila de Tejucupapo, norte de Pernambuco, para acompanhar seu pai nos estudos sobre fauna e flora da colônia. O ano é 1646, Pernambuco está sendo dominada pelos holandeses e na vila de Tejucupapo um assassino que queima os olhos de suas vítimas está à solta. E para Jussara, uma índia potiguar adolescente, o jovem Pim é o primeiro suspeito.

Confesso, fiquei meio com o pé atrás antes de ler esse livro. A Helena me falou sobre esse lançamento dela e achou que eu iria gostar e que seria interessante pra mim, já que eu sou de Pernambuco. Ela me mandou a sinopse e eu fiquei pensando “ih, será que as partes de fatos históricos vão ser sacais?” Perceba, nunca amei História, só passei a gostar um pouco nas aulas de um único professor, que era ótimo. Enfim, aceitei a oferta da Helena, já que eu amei ler Kimaera. Então a Escrita Fina me mandou um exemplar. Quando recebi o exemplar, fiquei encantada com o livro, mesmo com medo de não gostar muito da história. A capa passa bem o “espírito do livro”, a diagramação é linda e uma surpresa: as letras são marrons! Achei super diferente, bem legal! Deixei guardado, esperando a vez de lê-lo. Peguei novamente numa quinta-feira pra ler.

E acabei na sexta. Não esperava de jeito nenhum algo assim. A história de Pim e Jussara e o mistério do assassino de Tejucupapo é uma viagem extremamente prazerosa ao século XVII, ao tempo do domínio holandês em Pernambuco. Aliada aos fatos históricos, uma história cheia de ação, romance, humor e suspense se desenrola de um jeito muito bem elaborado e descrito. O leitor acompanha os personagens na busca pelo assassino, desconfiando de todos, pensando junto quem será o culpado, aproveitando as pistas deixadas e se deleitando na confirmação ou não delas. Além disso, o relacionamento do Pim com a Jussara é lindamente descrito – o jeito doce e ao mesmo tempo forte de Pim com a bravura e a racionalidade da Jussara. Os relacionamentos deles com os outros personagens do livro, principalmente com os suspeitos pelos assassinatos, também são ótimos!

A ameaça iminente dos ataques holandeses é algo sempre à espreita e traz à tona o “ponto de partida” das autoras para a criação desse livro, que foi a Batalha das Heroínas de Tejucupapo – essa e outras informações são encontradas no final do livro, o que eu achei bem interessante! As autoras contam algumas alterações importantes que foram feitas nos fatos históricos e algumas fontes que elas estudaram pra fazer o contexto histórico! Muito legal! Recomendo bastante e esse vai pra lista de “livros que deveríamos ler na escola”. Se os colegiais lessem esse livro enquanto estudassem a dominação holandesa de Pernambuco estimularíamos a leitura de uma forma ótima e ainda daria uma apoio muito melhor para o entendimento da época!

E já que eu recomendo tanto assim (5 estrelas muito bem dadas!), se essa resenha tiver pelo menos 20 comentários amanhã (sexta) eu solto a promoção do exemplar e marcador! Ou seja, COMENTEM pra que a promoção possa rolar, ok!? 😉

Livro: Olhos de Fogo

Autoras: Helena Gomes e Kathia Brienza

Lançamento: 2010

Editora: Escrita Fina

Links: Skoob

Compre: Cultura | Saraiva

Livro cedido para resenha e promoção pela Editora Escrita Fina. Obrigada!

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

21 Comentários em Resenha: Olhos de Fogo

  1. Nunca tinha escutado falar do livro.Porém agora com a sua resenha, fiquei super interessada!Parece ser um livro muito bom.
    Adorei a resenha.A diversidade das suas resenhas (livros) me encanta Mari…hahah..adoro!
    Bjs

    [Responder]

  2. Esse ano estou afim de ler nacionais, e a Helena vem se tornando uma das minhas autoras favoritas, claro que tem que ser bom ^_^
    Esse ano pretendo ler até o fim Caverna dos Cristais e finalmente conseguir meu autógrafo.

    Parabéns por mais esse, Helena! Espero ainda ler muita coisa sua!

    [Responder]

  3. Oi! É a primeira vez que venho ao blog e quero logo elogiar sua coragem de ler tuuuuuuuuudo! Deu pra perceber pelas resenhas que teu gosto é bem variado.

    Espero que haja o sorteio do livro (e que eu ganhe, contando com a sorte de principiante, hehe)! Achei bem legal o tema e me despertou a curiosidade!

    [Responder]

  4. Esse professor de historia ai eu sei quem é 😛 nunca entendi porque esse amor todo por ele (se for quem eu estou pensando)
    Fiquei curiosa com esse livro, mas minha sorte me impede de ganhar 😛

    [Responder]

  5. Oi!

    Bom, como aficionada em História, esse livro tá prá mim. Achei legal ser baseado na invasão holandesa; a história do Brasil é muito rica nessa parte. Quero ler!

    Bjos!

    [Responder]

  6. Uauuu, pensar que um livro não vai e nos conquistar e quando começamos a ler não conseguirmos largar é incrível, admiro os escritores que conseguem esse feito. E nossa concordo que deviam colocar esse livro e muitos outros nas escolas para que os jovens aprendam de um modo gostoso e prazeiroso sobre fatos históricos.

    Vou torcer pela promoção, pois quero muito le-lo…beijokas elis!!!!!!!

    [Responder]

  7. Esse é um dos livros que mais quero ler!

    Adoro essa época da história do Brasil e não se acha muitos livros de ficção que se passam nela. Um fantástico com certeza vai me deixar apaixonado.

    [Responder]

  8. Gosto muito de História, mas prefiro História Geral a História do Brasil. As palavras na cor marrom também deixam o livro mais interessante, a capa e o título do livro também ficaram muito legais.
    Concordo com você, se esse livro fosse utilizado pelas escolas acredito que o aprendizado seria muito mais prazeroso para os alunos.

    [Responder]

  9. Quero MUITOOOO ler esse livro, o pessoal da Escrita Fina já me enviou o livro, to só esperando ele chegar agora. A sua resenha deu mais vontade de ler ainda! Espero que faça o sorteio e alguem que queira muito ganhe, rs. Beijão

    Luiza,
    Express Coffee
    Luiza C recently posted..In My Mail Box 2

    [Responder]

  10. Muito interessante! Quando comecei a ler o primeiro parágrafo da resenha, dando pincelados na estória, pensei o mesmo que você num momento inicial! Porém, foi só chegar ao final do seu texto para ficar claro que essa estória vale a pena ser lida. Invasões holandesas em Pernambuco com uma estória de “serial-killer” no fundo? Como ninguém havia pensado nisso antes ?? rs

    Adorei 😉

    Beijão,
    Léka
    Léka recently posted..SILVER PHOENIX – Beyond the Kingdom of Xia Silver Phoenix 1

    [Responder]

  11. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois de ler essa resenha fiquei interessada, vou da uma pesquisada sobre esse livro.
    Bjinhos

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge