Resenha: Stephanie Plum #1, #2 e #3

Vou fazer uma coisa diferente e tomara que fique boa. Hoje é dia de resenha TRIPLA!

Esses são os três primeiros livros da série da Stephanie Plum, da Janet Evanovich. Os livros estão sendo lançados aqui no Brasil a passos de formiga pela Editora Rocco; o segundo livro foi lançado em dezembro/2010. Como eu já li até o terceiro, também adicionei ele a essa resenha. Nos EUA, a série já conta com 16 livros, sendo que a capa do 17º foi anunciada semana passada.

Numa sinopse bem básica pra toda a série, Stephanie Plum trabalha como caçadora de recompensas. Ela trabalha para o seu primo Vincent Plum e precisa pegar as pessoas que não se apresentaram ao tribunal por algum motivo e levá-las para marcarem outra data. O problema é que Stephanie só está nessa pelo dinheiro mesmo: ela mal sabe como usar uma arma e tenta resolver tudo na base da conversa, mas normalmente os fugitivos que ela precisa apanhar não estão afim de conversar.

No primeiro livro, Um dinheiro nada fácil (One for the money), o primeiro trabalho de Stephanie como caçadora de recompensas é a captura de Joe Morelli, um ex policial que está sendo acusado de assassinato. O detalhe é que Stephanie e Joe tem um passado juntos, ou algo próximo disso, e Stephanie não sabe muito bem onde está se metendo.

No segundo livro, Duas vidas por um fio (Two for the Dough), Stephanie precisa capturar Kenny Mancuso, que atirou no joelho do melhor amigo e depois sumiu. Sem uma pista melhor do que a namorada de Kenny, Stephanie também aceita um outro trabalho: procurar os caixões sumidos da funerária Stiva, que parece ter alguma ligação com Kenny.

No terceiro livro, Three to get deadly (ainda sem tradução), o trabalho de Stephanie é capturar Tio Mo, o velhinho vendedor de sorvete que todo mundo adora. E isso dificulta muito o trabalho da Stephanie, já que todo mundo sabe que o Tio Mo nunca faz nada de errado. Mas ele não foi ao tribunal e desapareceu do mapa sem dar notícia a ninguém.

Você não precisa ler na ordem, os livros só mencionam rapidamente acontecimentos passados, mas eles não influenciam diretamente na história do livro.

A escrita da Janet Evanovich é ótima; ela consegue juntar comédia, suspense e romance muito bem. E ela junta mesmo, sabe? Tem partes de suspense no romance e tem partes de comédia no suspense e assim vai. É bem legal. O mais legal meeesmo é quando começa uma cena normal, como qualquer outra, e totalmente de repente tem algo estranho e você (e a Stephanie, lógico) é pega de surpresa e o que era pra ser uma cena calma e rotineira vira algo substancial pra história.

A Stephanie é uma das melhores personagens que eu já vi: ela é feminina, ela é durona, ela tem um humor sarcástico muito bom, o medo dela é real, mas tem vezes que ela não se deixa levar e prossegue, mesmo querendo correr o mais rápido possível. Ela é uma mulher forte, mas adora se sentir protegida. Ela às vezes cai na lábia e acaba se entregando, mas quando percebe que foi enganada ou alguma coisa do tipo ela se vinga da maneira mais hilária possível!

Os outros personagens também são fora de série! O Joe Morelli é o “objetivo” do primeiro livro, mas aparece no segundo e no terceiro (e provavelmente no resto da série) também; tem também o Ranger, que é um caçador de recompensas mais antigo, já tem muita experiência e sabe de milhões de “modos alternativos” de conseguir coisas e informações; e a família da Stephanie, que é algo sem precedentes, haha! A mãe da Stephanie não perdoa ninguém e a avó dela é hilária!

Enfim, recomendo bastante! O melhor é que é uma série, mas não é daquelas que você precisa do próximo livro pra saber o final do antecendente; tudo o que acontece em um livro termina nele mesmo. Cada livro tem uma história diferente, apesar de ter a mesma temática. Ponto positivo pra quem lê em português e tem que ficar esperando a Rocco e sua boa vontade de lançar!

Livros: #1 Um dinheiro nada fácil

#2 Duas vidas por um fio

#3 Three to get deadly

Autora: Janet Evanovich

Editora: Rocco

Links: Skoob #1 | Skoob #2 | Skoob #3

Compre: Cultura #1Cultura #2 | Saraiva #1Saraiva #2 | Submarino #1Submarino #2

*Livros em Inglês: Cultura | Saraiva | Book Depository | Amazon

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

17 Comentários em Resenha: Stephanie Plum #1, #2 e #3

  1. Gente, essas séries com mais de 10 livros me desanimam muito! É fato que eu gosto de acompanhar os personagens e tudo mais, mas 17 livros and couting? É muito abuso! hahahah
    A Stephanie parece ser exatamente o tipo de personagem que eu amo! *o*
    Não vou falar que a série tá na minha wishlist, mas tô pensando seriamente em começar a fazer uma lista de livros-que-vou-comprar-e-enfim-ler-quando-tiver-com-meus-30-anos-e-muito-dinheiro. Pq olha, essa lista tem futuro! HAHAAH
    Beijo, Mary! :*

    [Responder]

  2. Uma vez vi na saraiva em inglês varios livros dessa série e fiquei com vontade de comprar, mas fiquei confusa por não saber qual era a ordem, e como não tinha o primeiro não sabia se podia começar por outro :(

    [Responder]

  3. Não costumo acompanhar séries tão longas, pois são muitos livros para comprar e parece que a série não acaba nunca, fora o tempo que demora para os livros serem lançados no Brasil.
    Achei a história interessante porque a protagonista é uma caçadora de recompensas e o livro parece ter uma certa dose de humor, gosto desse tipo de livro.
    As capas são muito simples, realmente não gostei delas, mas acho que os livros devem ser bem divertidos.

    [Responder]

  4. Oi Mary!
    Vc ama essa série né!? Já vi em outros posts por aqui.
    Me deixou curiosa com a descrição que vc fez!
    Pena que a Rocco tá no meio ¬¬ Livro caro e que demora #fail.

    Bjs

    [Responder]

  5. Acho que essa série de livros é tipo série série mesmo, de televisão. Dessas como Law and Order ou House no início, que cada dia é um caso e não importa tanto se você pega episódios perdidos. É claro que ver direto é melhor, acompanha o crescimento dos personagens e tal, mas não deixa de entender o que está acontecendo. Não sei também por que eu to falando isso, passou pela minha cabeça e eu quis falar. u.u HUAHA

    Já não tenho muito amor pela Rocco e essa demora não ajuda nada, acho que vou tentar ler tudo em inglês, não gosto de ter uma série metade em uma língua e metade na outra. E é assim que o número de vendas cai…

    Escrevi isso aqui faz meia a hora e larguei aqui sem enviar. oO

    [Responder]

  6. Nossa, são livros demais! =( As histórias até parecem boas mas, com tantos livros na minha lista, eu fico até desanimada em pensar em mais alguns pra acrescentar!
    E as capas, apesar das cores bem fortes, não chamam muito a atenção. São bem diferentes, de fato, mas não me conquistaram…

    Apesar do tamanho da série, eu fiquei com uma certa vontade e ler! Quem sabe uma hora dessas, né?
    Adorei a resenha tripla!
    Beeijo! ;3

    [Responder]

  7. Nossa O_O Já está com 17 livros? E no Brasil só tem dois? Virgi, vai demorar! E muito!
    Nossa, lendo a sua resenha, parece que é uma série de livros ala seriado! Tipo, CSI.. Gostei muito 😀
    Uma pena mesmo que a Rocco está demorando tanto para lançar os livros :/

    [Responder]

  8. Nossa essa série é longa hein, dezesseis livros são coisa pra caramba, a serie tem q ser muito boa pra q vc consiga ler todos. Até todos esse livro chegarem no Brazil vai tempo hein … rss

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge