Resenha: Et si c’était vrai

Esse livro conta a história de Lauren e Arthur. Lauren é uma médica residente que, um dia a caminho de um fim de semana na praia, sofre um acidente e entra em coma. Mais ou menos seis meses depois, Lauren ainda está em coma e Arthur aluga o antigo apartamento dela. É no apartamento que os dois se veem pela primeira vez – Arthur e o fantasma de Lauren, que estivera vagando invisível desde seu coma. Arthur é a única pessoa que consegue vê-la – e ajudá-la.

Me interessei verdadeiramente por esse livro quando a Juh recomendou ele na gincana de natal. Ela falou dele com tanto entusiasmo que eu me encantei completamente. Adorei quando ela decidiu fazer o blog tour e agora, depois de ter lido o livro, consigo entender o porquê da Juh recomendar esse livro.

Não lembro se eu assisti o filme todo ou só alguns pedaços, mas uma coisa: sabe aquele tom de comédia do filme? Esqueça. O livro é mais romance e drama. Acompanhamos o crescimento do relacionamento de Arthur e Lauren e ao mesmo tempo vamos conhecendo mais sobre a vida dos dois. Além disso, vemos todas as maneiras que Arthur encontra pra salvar o corpo de Lauren, ainda em coma no hospital. O humor do livro é feito de sarcamos – principalmente vindo do Paul, sócio e melhor amigo do Arthur – e momentos engraçados que só uma pessoa saindo na rua com alguém que só ela consegue ver pode dar.

A história é ótima, doce, linda. Arthur tem um jeito “sereno” (usando as palavras da Lauren) e a maioria das coisas que ele fala e faz são extremamente bonitas e singelas. O modo como ele foi criado pela mãe e, consequentemente, como ele vê a vida é… sereno, como ele. O livro todo é cheio de passagens lindas que ele fala sobre a vida, o amor, o mundo à nossa volta, a efemeridade da vida. É um livro que além do romance lindo traz uma reflexão sobre a vida, que faz você ficar pensando se você está realmente vivendo, aproveitando cada momento, ou se apenas está passando, sem deixar nada e sem pegar nada válido.

A única coisa que eu tenho pra reclamar é sobre a edição do livro. Algumas vezes você fica perdido no texto, sem saber se quem está falando é o narrador ou algum dos personagens. A estrutura do texto não é fluida, várias vezes tive que voltar pra ver se quem estava falando era o narrador ou algum personagem, algumas outras vezes tive que me perguntar onde estava o narrador.

Além da Lauren e do Arthur, que são lindos, eu adorei todos os outros personagens, até aqueles que só fazem uma leve aparição no final. Ok, eu tenho que fazer uma pausa pra dizer que eu gostaria muito que os dois personagens que só aparecem no final deveriam ter um livro só pra eles. Mas enfim. Quando você chegar no final e ficar se perguntando como sobreviver com aquilo, aviso: tem continuação: “Encontrar Você” *surta*!

Livro: E se fosse verdade…

Autor: Marc Levy

Lançamento: 2005 (Brasil) / 2000 (original)

Editora: Bertrand Brasil

Links: Skoob / Book Tour (Livros & Bolinhos)

Compre: Cultura / Saraiva / Submarino

Acompanhe as outras resenhas do book tour!

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

17 Comentários em Resenha: Et si c’était vrai

  1. ADOREI a resenha Mari!!
    Sempre fui curiosa com este livro.E de tanto que a Juh fala e recomenda + ainda.
    Preciso comprar urgente!!..hahaha
    Pena, como vc falou, que tem esse probleminha no texto.Enfim nem tudo é perfeito!
    Ainda bem que tem continuaçao
    bjs

    [Responder]

  2. essa capa é uma tristeza, hein? eu não consigo ignorar quando a imagem não é boa ;x até desanima ler
    maas… a história parece interessante. só não coloco na lista, porque já tem coisa demais. u.u

    [Responder]

  3. Olá xará!! Adorei sua resenha e nem imaginava que o livro tivesse mais drama do que o filme estrelado pela Reese. Particularmente gostei muito do filme e estou super ansiosa para ler o livro também!
    É complicado quando a narrativa do livro se perde um pouco a ponto de deixar o leitor confuso, mas espero gostar da história tanto quanto você.
    Eu não conhecia ainda seu blog, mas já estou seguindo. Também faço parte do Booktour da Juh.
    Adorei seu espaço literário!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.
    Mariana Ribeiro recently posted..Coming Soon- Livros Interessantes em Inglês 5 Parte 1

    [Responder]

  4. Fiquei sabendo pela Juh desse livro tbm! Achei legal ela fazer esse book tour 😀 Só achei uma pena o que você comentou no final da resenha… que o livro têm problemas com a edição ._. Estava até pesquisando o preço das livrarias online (que é um pouco salgadinho até :P), mas com esse problema me desanimou. Quem sabe eles não façam uma outra edição melhorada?
    Parece lindo o livro!! Algumas coisas mudam do filme, só pelo início da pra notar!! Mas o básico tá aí! hehehe eu acho né! Vi o filme já tem um tempinho também!
    beijos :**

    [Responder]

  5. Só uma dúvida. Pq o título ta em frances? Vc fala frances? ou é só pra deixar as pessoas confusas? Titulo em ingles ou frances e resenha em portugues, por que?

    Obrigada

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Mariana, o título tá em francês porque o original dele é francês! Desculpa se te confundiu! Eu sempre boto os títulos das resenhas na língua original do livro!

    [Responder]

    Mariana

    Obrigada Mariana. É que acho ruim pois não dá pra saber de que livro se está falando, já que os títulos muitas vezes mudam demais. Citar o título original é ótimo, mas utilizá-lo como título pra uma resenha que não está na mesma língua faz perder o interesse, afinal eu não vou querer ler uma resenha de um livro que não consigo identificar.

    Obrigada pela gentileza , bjks e boa sorte

    [Responder]

  6. Já assisti o filme, mas como faz algum tempo, não me lembro tão bem assim. Gostei muito da resenha e fiquei com vontade de ler o livro, não sabia que ele tinha continuação, isso me deixou surpresa. Espero ter a oportunidade de ler os dois livros em breve.

    [Responder]

  7. eu to loka pra ler ele, quando descobri q tinha este livro surtei, pq eu amei o filme,e a historia é tão linda, mesmo no filme tendo um tom d comedia, bom na proxima compra (kd a grana) ele tá na lista junto c o segundo.. pq ñ aguento..adorei a resenha

    [Responder]

  8. Eu quero MUITO ler esse livro! Eu já amo o filme (e choro litros) e acho a história muito linda… O único problema é que vários livros sempre entram na frente e, se eu não me cuidar, a minha irmã vai comprar – ela vive me enchendo o saco por causa disso… ¬¬’

    Adorei a sua resenha!
    Beeijo! ;3

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge