Resenha: Para Crescer

Não adianta saber que é preciso estudar, trabalhar… isso é óbvio. O problema está em, dentro disso, saber o que se quer realmente.

Esse livro conta a história de Antônia no ano 2000, quando o mundo dela desaba e ela fica sem saber o que fazer. Ela tem 17 anos, está no último ano do colégio, se preparando pra o vestibular. Só que, como praticamente todo mundo nesse estágio de vida, não sabe bem o que quer. E tanta coisa muda na vida dela, virando de cabeça pra baixo, que ela fica ainda mais confusa.

Para Crescer é um livro pequeno, pouco mais de 100 páginas. Li em 3 horas e fiquei encantada. O livro não tem final, mas isso não importa: quem disse que crescimento tem fim? Eu coloquei um monte de tags durante o livro porque me identifiquei bastante com a Antônia. Ela tem as confusões típicas de adolescente, a família parece perfeita mas não é, e de repente tudo vira de cabeça pra baixo e ela fica sem chão – já estive nesse estado e não é nada bom.

Desde muito cedo, a gente ouve a pergunta: ‘O que você quer ser quando crescer?’ Aos 18 anos, eu podia dizer que já tinha crescido e era hippie. Hoje, acho que em geral a resposta falseia porque a pergunta está mal formulada.

A história é singela e, acredito que pelo menos pras pessoas que já ficaram perdidas na vida, pode ser uma leitura muito boa. Apesar de ser pequeno e pouco profundo, nos leva a pensar nas várias dúvidas sem soluções e nos vários caminhos que a gente pensa em percorrer na adolescência. A capa e o título, verdade seja dita, não são de encher os olhos. Mas dentro da história fica muito legal. A pergunta que se relaciona com o título é EXTREMAMENTE utilizada e eu super concordo que deveria ser mudada. A outra pergunta faz MUITO mais sentido. E a capa é uma demonstração do que é “crescer”: um caminho tortuoso, mas que nos leva sempre em frente.

Adorei muito e, pra mim, é o tipo de livro que deveria ser MUITO mais difundido entre adolescentes. A Escrita Fina fez um trabalho muito legal com a edição e a revisão (uma atenção maior quanto à pontuação!) e a Ana Letícia Leal é linda e, além de ser escritora, trabalha como livreira!

Livro: Para Crescer

Autora: Ana Letícia Leal

Lançamento: 2010

Editora: Escrita Fina

Links: Skoob / Blog da Editora

Compre: Cultura / Saraiva

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

7 Comentários em Resenha: Para Crescer

  1. Realmente, olhando pela capa e pelo título, jamais pensaria em ler esse livro (as aparências enganam)!Apesar das imagens que estão ali terem um sentido (ex. placa), acho q a capa poderia ter um algo a mais… pra mim, parece q faltou algo!
    Mas a história parece ser mto interessante, com certeza, mtas pessoas devem se identificar com os dilemas q a personagem apresenta! Acredito também q a autora devem escrever de forma objetiva, indo direto ao ponto…100 páginas é bem rápida a leitura! Como tu conseguiu esse livro Mary??? Comprou, ganhou…

    Bjo

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Eu consegui esse livro por parceria com a editora, Débora! Olhei no catálogo, achei interessante e pedi! ^^

    [Responder]

  2. Tá, eu sou meio sensível com esse tipo de história. Deve ser por causa do momento que estou passando, que é mais ou menos o que parece ser o do livro. Tirando que eu já terminei a escola…

    Parace ser uma ótima leitura 😀 E concordo sobre a capa… Podia ser algo mais atrativo!

    [Responder]

  3. Esse é um tema interessantíssimo e o livro deve ser muito bom para quem passa por essa fase e para quem tem dúvidas, não apenas em relação a universidade, mas penso também que em relações aos concursos públicos que estão bem em alta e para cada vez mais jovens saindo da adolescência.
    cheirinhos
    Ruddy

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge