Resenha: Shadowland

*ATENÇÃO: Esta resenha contém spoilers dos dois primeiros livros (leia minhas resenhas deles: Para Sempre e Lua Azul) da série. Só leia se não se importar.*

Terceiro livro da série Os Imortais, continuamos a saga da Ever como imortal, vivendo ao lado de Damen, sua alma gêmea por vários séculos. Mas depois de algumas (várias =x) escolhas erradas, Ever cai nas armadilhas de Roman e não pode tocar Damen de maneira alguma sem que ele morra. Esse terceiro livro marca o começo da busca de Ever pelo antídoto para esse feitiço de Roman, para que ela possa passar e aproveitar a eternidade com Damen. O que Ever não conta é o aparecimento de uma outra pessoa que também está no mundo há vários séculos, alguns até junto com a Ever antiga.

Pra mim a série decaiu totalmente nesse livro. No primeiro livro eu achei a premissa legal, achei a Ever estúpida, mas de um modo geral gostei. No segundo livro eu já gostei bem mais, a série progrediu bastante e eu achei o gancho pro terceiro livro muito bom. Mas esse foi uma total decepção. O livro só começa a progredir – com passos de mini-formiga – a partir da página 200 (o livro tem 270 páginas). E progride terrivelmente. Só enrolação, enrolação. Acho que a Nöel poderia ter criado uma história muito mais legal, mas ficou presa em como a Ever tem que manter segredo de tudo pra todos e em como ela tem que provar pra si mesma e pra Damen que eles são mesmo alma gêmeas. Odiei bastante.

A parte que talvez se salve é o que eu chamo de ‘parte teórica’. É quando a autora explica um pouco mais sobre as facetas do mundo que ela criou, como Summerland, Shadowland (que eu não entendi porque deixaram “Summerland” mas traduziram “Shadowland” pra Terra de Sombras), a magia e seus usos. Acho isso bem legal, mas parece que a autora não soube o que fazer pra que os personagens progredissem junto com a história principal que ela começou no fim do primeiro livro. A Ever faz mais decisões erradas do que nunca, apesar de todo mundo dizer a ela exatamente o que fazer e às vezes ela tem umas síndromes de serei-chata-só-pra-ser-mesmo que eu fiquei “WTF, porque diabos você se importa tanto?!” Às vezes eu adoro e às vezes eu odeio o Damen, porque por mais que a maioria das ações dele sejam fofas e pensando no que ele pode ter causado e/ou no que ele sente pela Ever, algumas vezes acho forçado demais e na maioria das vezes acho uma terrível bobagem essa coisa de ‘amo você mas me controlarei e deixarei você fazer sua escolha sozinha’.

O próximo livro será o Dark Flame, que na edição da Intrínseca ficará Chama Negra. No fim desse terceiro livro já tem o primeiro capítulo ou algo do tipo. Não encontrei informações sobre o lançamento, alguém aí sabe?

Livro: Terra de Sombras

Série: Os Imortais #3

Autora: Alyson Nöel

Lançamento: 2010 (Brasil) / 2009 (original)

Links: Skoob

Compre: Submarino / Saraiva / Cultura

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

7 Comentários em Resenha: Shadowland

  1. Eu confesso que já tive curiosidade quanto a estória de Ever e Damen,mas a série no fim das contas sempre me pareceu um emaranhado de clichés. E li tantas vezes que Ever é a maior Mary Sue dos últimos tempos que minha vontade de ler os livros de Nöel se reduziu a zero. rs

    Quando você publicou uma resenha positiva, pensei: “Talvez não seja ão ruim assim”. Mas, pelo visto, no fim das contas é! rs

    Dificilmente comento, mas sempre acompanho o “Muito Pouco Crítica” e gosto muito das resenhas. E cuddos para você, que já sabe usar o novo acordo ortográfico 😉 (eu pretendo me mudar para o Camboja de modo a fugir dele rs)!

    :**,
    Léka
    Léka recently posted..DAIRY QUEEN Dairy Queen 1

    [Responder]

  2. “Odiei bastante!” huahauhauaahauahuah RI ALTO!
    Acho essa serie muito fraca. Achei Evermore muito fraco, mas o final foi legal entao comprei Blue Moon. Dai em diante eu parei, pq quase morri p/ terminar Blue Moon!!!!!!!
    bjos

    [Responder]

  3. Conitnuo lendo a série porque detesto deixar pela metade, mas cada vez mais me decepciono com Os Imortais. A Ever não evolui e sempre faz bobagem, nunca aprendendo com seus erros. E o Damen acha até a idiotice dela legal! Ninguém merece!

    [Responder]

  4. Já li o primeiro livro dessa série e gostei bastante, mas ouvi mtos comentarios q a serie ficou pior a cada livro, apesar disso ainda quero ler.
    Bjs

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge