Resenha: Hunger Games

Katniss vive no distrito 12 de Panem. Panem se localiza na antiga América do Norte e é dividida em 13 distritos, sendo que o último deles foi dizimado e agora abriga a arena dos Jogos Vorazes, onde todo ano 24 adolescentes, dois de cada distrito, se digladiam até a morte, até sobrar apenas um vencedor. O distrito 12 é o mais pobre de todos, e Katniss caça para sobreviver. Nesse ano ela participará dos Jogos Vorazes e apesar de ter crescido assistindo aos jogos todos os anos, nada a preparou para a brutalidade daquele evento.

O leitor acompanha Katniss desde antes dos Jogos, conhecendo um pouco de tudo o que ela passou com a família, passando pela preparação e o começo dos Jogos, até o final surpreendente e ameaçador. Comprei o livro por causa das resenhas da Iris e da Kari, mas Jogos Vorazes me pegou de um jeito totalmente surpreendente. A Suzanne escreve divinamente! Citando a Kari, o livro é B-R-U-T-A-L, mas… não sei explicar. As situações são realmente brutais, a Suzanne consegue realmente passar o sentimento de selvageria dos Jogos, mas não é aquela coisa desgastante que alguns livros e filmes passam.

A cada novo quadro que é apresentado dos Jogos, da Katniss e dos outros personagens, você se vê mais e mais "engolido" pela história. A história é contada no presente pela Katniss e é bem ágil, flui muito bem. Lembra de "Wake", da Lisa McMann, e como eu disse que eu não tinha gostado que a história é contada no presente? Isso não acontece aqui. A história no presente só faz com que tudo pareça mais real, faz com que você se veja no lugar da Katniss e se pergunte como ela aguenta tudo aquilo.

Gostei muito do Peeta, mas confesso que senti falta do Gale. Entendo que se fosse o Gale no lugar do Peeta seria totalmente diferente – no caso, mais fácil – e quero muito ler os próximos livros da série pra saber como a Katniss vai lidar com toda a pressão da Capital. Apesar da Katniss ser uma personagem muito forte, com tudo o que ela passou com a família, achei-a muito ingênua em certos pontos.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi o poder da Capital. Como esse poder é mantido, até que ponto eles são capazes de ir pra manter o mundo na relativa paz que eles fizeram. Imagina a imensa carga de medo que eles conseguem acarretar nas pessoas pra que elas não ultrapassem as fronteiras de seu distrito, não revolucionem, não pensem por si mesmas. E todo o conceito dos Jogos, dos tributos, do que eles conseguem ao ser vencedores, é tão irreal, mas ao mesmo tempo eu senti como se todo esse mundo criado pela Collins fosse a nossa realidade elevada à uma potência de controle e medo maior.

Enfim, super recomendo, já deu pra perceber, né? Eu tô LOUCA pelo box hardcover da série, são muito lindos! *o* Ah, a série tem três livros e o segundo ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil (ou tem e eu ainda não vi?).

Livro: Jogos Vorazes

Série: Primeiro livro da série The Hunger Games

Autora: Suzanne Collins

Lançamento: 2010 (Brasil) / 2008 (original)

Editora: Rocco (selo Rocco Jovens Leitores)

SORTEIO RELÂMPAGO: Comentando nesta resenha até a meia-noite da terça-feira você concorre a um marcador de Código Criatura, da Helena Gomes. Serão três sortudos.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

22 Comentários em Resenha: Hunger Games

  1. Ahhhhhh TEAM GALE!!!!! YAY!!!! A Iris Figueiredo tb eh Team Gale! E eu, claro!
    Pode comprar o Box Mary, vc vai adorar!
    Agora vc tem q ler The Luxe, ja comecou??? uhuuuuu
    Bjos

    [Responder]

  2. Nossa.

    Eu adorei seus comentários e já li umas outras resenhas sobre Jogos Vorazer que só fizeram despertar minha vontade de lê-lo.
    Com certeza, está na minha lista de proximas aquisições.
    O problema é a demora pra que os outros livros da série sejam lançaos no Brasil né?

    [Responder]

  3. Adorei sua resenha Mary.
    Ficou suuuuper bem feita e me deu ainda mais vontade de ler o livro. Tipo, coitada da Kat com tuuudo isso na cabeça, tipo, ter que vencer os Jogos Vorazes e ainda ter que viver em uma sociedade dificil como essas. O livro deve ser óootimo.
    Ainda bem que já encomendei no Submarino.

    Até mais!!!

    [Responder]

  4. Ah,esqueci de perguntar,por quanto vc comprou?

    rsrsrsr,Se foi barato me fala ai,que eu compro no mesmo lugar,HIHI!

    Bjs,Guilherme
    – Devorando Letras

    [Responder]

    Mariana Paixão
    Twitter: marypaixao

    Guilherme, não foi barato. Comprei por cerca de 45 reais. Mas na Estante Virtual tem dois exemplares por 27 reais! Ainda tá meio caro, mas vale muito a pena!

    [Responder]

  5. Não sei porque mas eu fiquei com a impressão de que o livro tem algumas pequenas semelhanças com a série “Paranóia”; um jogo de RPG da Devir.

    Pelo que lí achei legal! 😀

    [Responder]

  6. Ja ouvi falarem bastante sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio e agora entendo pq o falatorio. São tantas coisas pra absorver so numa resenha que somente lendo o livro para saber a sua real dimensão. Por tudo que falam é uns dos melhores lançmentos do ano. Tenho que ter… valeu pela dica!

    [Responder]

  7. Toda vez que vejo resenhas de JV, ou alguém comentanto sobre, fico mais louca pra comprar! Não tô aguentando esperar o do booktour chegar até mim! HAHAHAHA

    Acho muito WTF essa coisa de “oh, vamos enviar criancinhas para brigar entre si até a morte”, buuuuut, no livro deve ter uma boa explicação, né?
    E eu adoro personagens femininas que são badass, mas tem um ponto que não rola. Espero que a Katniss seja uma das que eu goste.

    Bj! :*

    [Responder]

  8. Flooor, adorei seus comentários super empolgados! Meu livro tá aqui do meu lado me esperando, mas a fila tá meio complicada aqui :(
    Adorei mesmo sua resenha e também tô morrendo pelo box hardcover, LINDO DEMAIS *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    [Responder]

  9. Adorei sua resenha Mary.Jogos Vorazes é um livro que eu quero ler bastante, a maioria das resenhas que eu li do livro foram positivas, preciso comprar urgentemente hehe. Parece ser um livro bem escrito. Esta sua resenha maravilhosa só me fez me deixar com mais vontade de conhecer os jogos vorazes *——*

    Fora que a capa é MT LINDA né?

    [Responder]

  10. 8D eu terminei o livro e fiquei paranóica! hahaha é MUITO bom! Eu meio que entrei tanto na história que achei que ia ligar a tv e assistir aos jogos (isso é um exemplo, ok? HAHAHA eu não sou louca assim) de tanto que a coisa é realística, mesmo sendo uma distopia! ^^

    [Responder]

  11. Caraaaaa…. eu quero muito ler esse livro. E td mundo fala desse box com os livros em hardcover…ficando com vontade decomprar tds oslivros juntos de uma vez.

    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro.

    bjos

    [Responder]

  12. Mary, você vai apanhar porque me fez finalmente furar completamente a minha fila de leitura para ler Jogos Mortais! ¬¬
    Brincadeira! Hahahaha xD

    Não, mas sério, comprei o livro porque a Juh e mais uns trocentos blogs SÓ falavam desse bendito livro. Fora a repercursão do último livro da série lá fora, né?
    E agora minha resistência foi totalmente quebrada e necessito lê-lo!

    Adoreeeeei a resenha e o comentário que você deixou no In My Mailbox, Mary! Você é muito fofa também! *—-*

    Beijos
    Vivi 😀

    [Responder]

  13. Adorei a resenha, Mari! Fico feliz que você tenha se interessado a ler por minha causa e por causa da Kari – pq você sabe o quanto a gente AMA essa série. Com os outros livros você vai entrando mais na história e aí não tem mais jeito! Beijos

    [Responder]

  14. Nossa com certeza absoluta a melhor leitura do ano, simplesmente amei esse livro, a katniss é o tipo de mocinha que eu gosto, forte e determinada. Eu gostei muito do Peeta tbm, ele é tdo de bom, mas o Gale não é de se jogar fora tbm viu, se a katniss não quiser eu quero … rsss
    Bjinhos

    [Responder]

  15. Meu livro preferido no momento <333
    Como essa trama te prende GOSH! haha
    tbm penso como vc, senti mt falta do Gale, se ele estive na arena com a Katniss seria destruição total haha bj!

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge