Resenha: Shiver

Devo dizer de antemão que esse livro, logo nas primeiras páginas, me cativou de tal maneira que já foi direto pros favoritos.
.
O livro conta a história de Grace, que um dia foi atacada por lobos, mas sobreviveu porque um lobo de olhos amarelos a salvou; depois desse dia, Grace sempre passava horas no frio, olhando o seu lobo de olhos amarelos e sentindo sua falta no calor do verão. Seis anos depois do ataque, Grace encontra um garoto machucado na soleira de sua porta. E ao se deparar com aqueles olhos amarelos, tem a certeza de que aquele é seu lobo.
.
A história de Grace e Sam é uma história pacata, linda, graciosa. Para Grace, Sam é o frio do inverno, que sempre trazia o seu lobo de olhos amarelos pra o bosque atrás de sua casa; e para Sam, Grace é uma suave brisa de verão, que para ele significa sua transformação em ser humano. O amor deles é alimentado desde aquele ataque, há seis anos antes, todos os invernos. Mesmo sabendo das limitações que existem, em alguns momentos eles parecem ter todo o tempo do mundo. E você sente esse amor em cada linha; pra mim – romântica ao extremo – esse livro foi um tapa na cara, mostrando exatamente o que eu quero pra mim. O amor romântico, doce, suave, que faz brilhar os olhos só de ter a pessoa ao seu lado.
.
Eu chorei muito nesse livro (besta) e no final revi cada cena em minha cabeça, pensando em todos os detalhes maravilhosos, e todas as sensações que a Stiefvater passa com a escrita dela. Passei quase meia hora em transe, relendo a história na minha cabeça, dando close nas partes mais perfeitas. O livro não é cansativo, enjoativo (como eu vejo muitas pessoas falarem sobre livros muito românticos). Provavelmente porque é a história de um amor na sua forma mais simples, na forma como Grace e Sam sabem que o sentimento deles é mútuo, desde o começo.
.
Além do aspecto romântico-e-perfeito do livro, Stiefvater também cria um mundo de lobos muito interessante. O modo como acontece a transformação e o modo como eles veem o mundo através dos olhos de lobo são… realistas, eu achei, por serem instintivas demais. Também gostei de como as pessoas que sabem (tanto os outros lobos como os humanos) reagem quanto à transformação.
.
Enfim, cinco estrelas, com coraçãozinho de favorito. Uma recomendação, principalmente pra aqueles dias frios, pra combinar com o clima do livro.
O livro é de 2009 e foi lançado esse ano pela Editora Agir, com tradução de Celina Portocarrero. O segundo livro, Linger, será lançado agora no dia 20 de julho (nos EUA). O terceiro e último livro, Forever, está previsto pra julho de 2011.
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

10 Comentários em Resenha: Shiver

  1. Adorei a sua resenha, bem direta e fiel ao livro. Também está entre meus favoritos. Muita gente acha o livro um pouco cansativo e não gosta muito da história, mas o que mais gostei foi da certeza que ambos tem que querem ficar juntos!
    Parabéns.

    [Responder]

  2. Oi Mariana 😀
    Primeira vez que eu apareço no blog e que surpresa!
    Você me fez chorar com a sua resenha!
    Cara, que lindo! Muito mesmo.
    Fiquei imaginando tudo aqui e chorei.
    Amei, e vou voltar sempre!
    Beijos.

    [Responder]

  3. O livro é perfeito, né, mari! *o*
    Eu achei que não ia gostar desse lado romântico do livro, pq pensei que ia ser meloso e tal, e eu não sou nada romântica e não gosto muito de histórias assim.
    Mas não! Adorei! *-*
    E a Maggie agora, junto com a Alyson Noel, de Evermore (que eu vi que vc leu e vai fazer resenha o/), são as autoras mais fofas desse mundo!

    [Responder]

  4. Nossa, adorei demaaais essa sua resenha Mary.
    Me deixou com uma baaaita vontade de ler “Calafrio”. E o meu vai demorar para chegar ainda (comprei pela Livraria Cultura no site mesmo, mas, coloquei Frete Econômico, e está vindo láaaaa do Ceará, e eu sou de Minas Gerais, então…).
    Gostei muito do fato de falar dos lobos de uma maneira diferente, ligando eles ao frio e tudo mais. Deve ser bem bonito o romance deles. Acho que vou gostar.
    Mais uma vez, adorei sua resenha. Ficou muito boa.
    Parabens.

    [Responder]

  5. Simplesmente preciso ler esse livro! Já comprei ele, mas ainda não chegou, sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para que chegue logo. O fato de ser um romance com lobos envolvidos me deixa muito curiosa, acho que vou gostar muito dessa trilogia.

    [Responder]

  6. Todo mundo fala tao bem de Calafrio que antes mesmo de dar uma pesquisada sobre esse livro eu já queria ler e já sei que vou gostar!Eu acho a capa linda e essa coisa de lobo me lembra meus tempos de Twilight,ou seja,muito bom!QUERO MUITO,MUITO LER!!
    *–*
    Adorei a resenha Mary!
    Bjs,
    :*

    [Responder]

  7. Esse livro é a leitura do momento, to adorando ele, já to na metade do livro e já to sofrendo por antecipação por causa do Sam. Ele é muito gracinha, adoro o jeitinho timido dele.
    Bjs

    [Responder]

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


CommentLuv badge